Este trabalho se volta para as narrativas elaboradas por jornalistas e colunistas esportivos brasileiros no decorrer de um grande evento do universo do esporte, a Copa do Mundo da Fifa de 2014. No momento da realização desta competição havia uma grande expectativa sobre a performance do time do Brasil, que após um hiato de 64 anos teria a novamente a oportunidade de conquistar um título do Mundial de futebol em seu território, feito ainda não alcançado. É importante salientar que existe entre parte da imprensa brasileira a percepção de que a identidade brasileira se manifesta a partir de um estilo de jogo conhecido como futebol arte, o que aumenta ainda mais a expectativa pela conquista de um título pela seleção brasileira na competição disputada no Brasil. Diante deste contexto, este estudo sobre as narrativas da imprensa brasileira sobre a Copa de 2014 parte de uma hipótese principal, a de que em um determinado momento do evento os relatos elaborados pelos jornalistas brasileiros atingem um ponto em que mudam o rumo que estavam tomando até então. Este ponto de mudança acontece após a derrota do Brasil para a Alemanha por 7 a 1 em jogo válido pelas semifinais do certame. A partir deste momento as narrativas da imprensa brasileira sobre a Copa de 2014 são levadas a um desfecho surpreendente quando se considera os relatos que os jornalistas brasileiros elaboravam no início da competição. Além disso, nesta tarefa de observação das narrativas sobre a Copa de 2014 uma categoria acaba recebendo destaque especial, a Memória. Isto acontece por causa da segunda hipótese deste trabalho, a de que, no futuro, quando se fizer referência ao Mundial realizado no Brasil, a imprensa brasileira vai acionar preferencialmente uma das inúmeras versões usadas para tentar explicar a derrota de 7 a 1 para a Alemanha.
Palavras-chave: Imprensa. Esporte. Memória. Narrativas. Seleção Brasileira.