Introdução, 1
Capítulo I – Futebol e sociedade no Brasil, 9
1.1 Construção social da torcida no Brasil, imprensa e sociabilidade torcedora, 9
a) Sportsmen, assistência, torcida: um longo caminho, 9
b) Quando o futebol vira notícia: a imprensa esportiva brasileira, 11
c) Das touradas às arquibancadas do “Maraca”: a construção social do público esportivo brasileiro, 16
d) “É tudo brincadeira”: sociabilidade, mídia e futebol, 20
e) Futebol, gênero e sexualidade: os termos do jogo, 22
1.2 – Olhares sociológicos: sociabilidade, conflito e gênero, 24
Capítulo II – Metodologia: procedimentos de coleta, sistematização e análise dos dados, 32
2.1 O site, 32
2.1 Coletando os dados, 35
2.3 Organizando os dados, 39
Capítulo III – Análise dos dados, 41
3.1 O campeonato, um retrato, 41
3.2 Futebol e interação social: formas, conteúdos e identidades, 42
3.3 Identidades torcedoras em questão, 43
a) A apresentação de si em um espaço virtual futebolístico, 43
b) Personagens em cena: jogos de identidades e ações teatrais, 52
3.4 Formas de torcer, 55
a) A territorialidade das notícias esportivas, 55
b) Embates midiáticos: por que brigam e como brigam os torcedores na internet, 79
3.5 Conteúdos da sociabilidade torcedora: um mundo racista, machista e dividido, 99
a) A retórica da masculinidade: o feminino e a passividade sexual como elementos
discursivos de depreciação, 99
b) Distinções discursivas: a marcação da diferença de classes segundo os torcedores, 110
c) As divisões territoriais no olhar do torcedor: uma geopolítica a parte, 118
Conclusão, 129
Bibliografia, 134