Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Congresso

As lógicas do sentir: o sentimento sob o ponto de vista semiótico e sua influencia nos processos de comunicação no futebol

Ano

2015

Tema

Congresso

Nome do congresso

XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação

Cidade

Rio de Janeiro

Páginas

p. 1-12

Arquivos

Resumo

O objetivo desse artigo é discutir a noção de sentimento enquanto representação proposto por Peirce e especular sobre suas influencias nos processos de comunicação. Trata-se de compreender os sentimentos como semiose, ou seja, como mediações inteligentes com propósito. A partir deste esquema de leitura propomos quatro razoabilidades do sentir: reconhecimento, emergência, avaliação e crença-dúvida. Nossa hipótese é de que estas lógicas do sentir, de modo não controlado, influenciariam: a) com quem se comunica; b) a atenção e a intensidade emocional relacionada aos elementos envolvidos na comunicação; c) seleção de comunicações eficazes ; d) confiança ou insegurança em comunicar algo. A partir da análise da jogada de marcação pressão desenvolvida pela seleção holandesa, na copa do mundo de 1974, compreenderemos a influencia dos sentimentos nos processos comunicacionais no futebol.

Palavras-chave: Semiótica; Semiose ; Sentimento; Comunicação, Futebol.

Referência

CAVALCANTE, Diego Frank Marques; DEVRY, Fanor. As lógicas do sentir: o sentimento sob o ponto de vista semiótico e sua influencia nos processos de comunicação no futebol. 2015, Rio de Janeiro. XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Congresso 2015.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A