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ISSN 2525-3468

As mediações no campo digital: uma pesquisa sobre a relação entre clube de futebol e torcedor na internet

Periódico / Revista

Informação em Pauta

Número

n. 1

Ano

2019

Volume

v. 4

Páginas

p. 82-84

Arquivos

Resumo

Opresente trabalho tem como objetivo analisar como ocorrem as mediações nas páginas sobre futebol na internet, sendo os objetivos específicos: analisar os sites oficiais do Ceará Sporting Club, do Ferroviário Atlético Clube e do Fortaleza Esporte Clube, buscando conhecer as ferramentas e os recursos comunicacionais e informacionais e as possibilidades de mediação presentes; investigar como as mediações e interações são vistas nessa relação entre clube e torcedor com o uso dos meios digitais;e analisar como são empreendidas as conversações nesses espaços virtuais, tanto pelos clubes como pelos torcedores.Discorre sobre a mídia e suas características, entendendo-a como um processo complexo composto por elementos como a comunicação, a cultura e a mediação se utilizando da perspectiva dos Estudos Culturais para entender a relação entre essas categorias. Enfatiza as principais abordagens da mediação na Ciência da Informação, salientando como a concepção de mediação,a partir do viés simbólico,ajuda a expandiro olhar da área sobre seus objetos de pesquisa e seus campos de investigação, mostrando o futebol como ambiente possível de ser estudado nessa disciplina. Mostra o futebol como um fenômeno social e cultural e a relação que existe entre esse esporte e a mídia. Expõe as características da veiculação do futebol através dos meios de comunicação, destacando a proximidade que existe entre os dois elementos. Enfatiza a internet como um dos principais veículos pelos quais o esporte se populariza e se expande na contemporaneidade. Trata-se de pesquisa qualitativa,de cunho exploratório, que utiliza a etnografia e a observação para ambientação no campo e coleta de dados, além da conversação em rede para a análise das interações entre os torcedores e clubes nas redes sociais. Conclui que as mediações nos sites são de cunho informacional, a partir da organização das informações, e simbólico,pelas possibilidades de criação de sentidos e significados com base no que é veiculado nas páginas. Ressalta as atitudes e motivações dos usuários e suas próprias estratégias de organização e apropriação das informações e dos conteúdos simbólicos. Deduz que as interações como apropriação se estabelecem nessas ações dos usuários para além daquilo que as ferramentasoferecem. As conversações são, assim,exemplos dessa apropriação, sendo empreendidas principalmente das redes sociais, o que são utilizadastanto pelos clubes como pelos torcedores. Entende que torcedores e clubes passaram a possuir mais autonomia ao utilizar as tecnologias de informação e de comunicação, fornecendo possibilidades à Ciência da Informação de um entendimento mais amplo da produção, organização e apropriação da informação e das mediações em ambientes virtuais, considerando aspectos culturais nesses processos. Entretanto, evidencia a possibilidade de ampliação desse enfoque a partir de outros olhares sobre o mesmo fenômeno.

Palavras-chave: Mediação na internet. Futebol na internet. Comunicação mediada por computador. Redes sociais.

Abstract

This work analyzes the typography and the cultural manners as times have perceived it, not only as a system producing series of texts, but the purposes ascribed to the aesthetics of the characters and the compositions. It highlights the dynamic nature of the construction of meanings that interact with men beyond mechanical operations and verbal representations. It also reflects the ordering marks in the typographic symbolisms, expressed in their cultural regimes of information. Dealing with this informational complexity is the main objective of this research carried out in the master’s degree of Information Science at Federal University of Ceará. It relies on the social epistemology of the field to understand typography in a way not restricted to physical and cognitive dimensions, but as a complex and relatable phenomenon to socially constructed ordinations and meanings. For that, it uses anthropological and hermeneutical assumptions which have been used by this field to update its object of study, which are the notions of cultural mediation, neodocumentation and information regime. As an empirical experiment, we opted to analyze the graphic design of the special notebooks produced by the Ceará newspaper O Povo and the winners of the Esso Journalism Award in the category of graphic creation for the newspaper Planeta seca (2012) and Sertão a ferro e fogo (2014). These are thematic and investigative journalistic productions linked to the imaginary of the northeastern backlands. These documents and their typographic symbolisms were interpreted by the bias of their production process and by the professionals who sign their content, using the hermeneutic-dialectical method and the interview and participant observation techniques. This study of exploratory, qualitative and documentary nature made it possible to understand the objects as infocommunicational phenomena resulting from social practices operated in the newspaper environment. Thus, they become dynamic codes of interaction, in which mediators play an active role in constructing unusual readings, hybrid narratives that relate to a diversity of contexts and identities. In addition, its production process marks and at the same time conditions the communication team and enterprise, which are now publicly recognizedfor this type of relationship with information. It is concluded that these special notebooks and their typographies integrate complex cultural and informational categories, by which they become illustrative phenomena for the social paradigm of InformationScience. This finding favors the line of contemporary research in this field and its interdisciplinary tradition.
 

Keywords: Cultural mediation. Epistemology of Information Science. Information –Socialaspects. Mediation of information. Typographic practice –History.

 
 
 

Referência

SILVA, Fernando Santos da. As mediações no campo digital: uma pesquisa sobre a relação entre clube de futebol e torcedor na internet. Informação em Pauta. Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 82-84, 2019.
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