Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 1809-1296

As novas (antigas) tendências no consumo de informações esportivas

Periódico / Revista

Esporte e Sociedade

Número

n. 18

Ano

2011

Área de concentração

Sociologia

Cidade

Rio de Janeiro

Arquivos

Resumo

O presente estudo tem por objetivo investigar as formas de apresentação e consumo de informações esportivas. A pesquisa em que se baseia o estudo partiu da hipótese de que a fonte a que os indivíduos recorrem para a busca de tais informações estaria se alterando drasticamente, com uma crescente participação do meio Internet (Rede Mundial de Computadores), em detrimento dos meios midiáticos tradicionais. Tal hipótese foi levantada por observações pessoais de um dos autores deste artigo, procedendo se então a uma pesquisa em dois níveis: a coleta de dados sobre a apresentação das notícias em dois jornais virtuais; e pesquisa de opinião com o público consumidor através de questionários. Os resultados alcançados apontam no sentido de que veículos virtuais, especialmente os sites esportivos, vêm obtendo destaque dentre os meios de comunicação, seguindo a tendência internacional.

Abstract

This study aims to investigate the forms of presentation and consumption of sports information. The research on which the study is based starts on the hypothesis that the source to which individuals were resorting to search for such information would be dramatically changing, with growing participation from the Internet (World Wide Web), rather than the traditional media vehicles. This hypothesis was raised by personal observations of one of the authors of this paper, proceeding then to a survey in two levels: the data collection on presentation of news in two virtual newspapers and; collection of opinion with the consuming public through questionnaires. The results achieved show the effect that virtual vehicles, especially sports websites, have gained prominence among the media, following the international trend.

Referência

MONTANHA, Fausto Amaro Ribeiro Picoreli; SILVA, Carmelo D.. As novas (antigas) tendências no consumo de informações esportivas. Esporte e Sociedade. Niterói, n. 18, 2011.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A