Durante o processo de formação nas categorias de base, os atletas são preparados para alcançar a categoria profissional, trabalhando suas capacidades técnicas, táticas, físicas e psicológicas. Dentre as capacidades psicológicas, uma importante capacidade cognitiva que pode contribuir nas tomadas de decisão de atletas de futebol de base de rendimento é a atenção. A atenção é a capacidade de selecionar os estímulos relevantes em um ambiente, auxiliando o atleta a responder em um menor tempo e com uma melhor qualidade na precisão de resposta. Reconhecendo a importância desta capacidade cognitiva e buscando entender seu comportamento em atletas e futebol das categorias de base sub-14, sub-15, sub-17 e sub-20, os objetivos deste estudo foram: (a) construir tabelas de referência de atenção a partir das variáveis de tempo e precisão de resposta para atletas de futebol de rendimento das diferentes categorias de base; (b) comparar a atenção através da variável de tempo de resposta de atletas de futebol de rendimento entre as diferentes categorias; (c) comparar a atenção através da variável de precisão de resposta de atletas de futebol de rendimento entre as diferentes categorias de base. Utilizou-se o pacote estatístico G*Power Version 3.1.9.2 para definir o tamanho da amostra, com tamanho de efeito 0,5 e poder estatístico 0,95, encontrando um total de 76 atletas. Foram avaliados 320 atletas (16,5 anos +2,09) das categorias de base de três clubes de futebol brasileiro. Do total, 77 atletas eram da categoria sub-14 (14,55 anos +0,24), 66 atletas eram da categoria sub-15 (15,54 anos +0,24), 78 atletas eram da categoria sub-17 (16,79 +0,46) e 99 atletas eram da categoria sub-20 (18,49 anos +2,03). Foram utilizados os instrumentos: (a) questionário de dados demográficos e (b) o Cognitrone Test (COG) do Vienna Test System SPORTS®, que avalia a atenção pelas variáveis: tempo de resposta (avaliado em segundos) e precisão das respostas (avaliado pelo escore bruto). Para caracterizar a amostra, foi utilizada a estatística descritiva com média, desvio padrão, mediana e intervalo interquartil. Foi realizado o teste de Shapiro-Wilk para análise de normalidade. Os dados do estudo não apresentaram distribuição normal. Na comparação entre as categorias foi utilizado o teste de Kruskal-Wallis com correção de Bonferroni. Para ordenar as tabelas de referência, foi utilizado percentil em série ordenada e análise interquartil. Realizou-se o teste de confiabilidade do COG através do Alpha de Cronbach (α). Os procedimentos estatísticos foram calculados no pacote estatístico SPSS® (Statistical Package for Social Science) versão 23.0, com nível de significância adotado de p<0,05. Os valores encontrados do tempo de resposta por categoria foram: sub-14 foi de 1,739s, na sub-15 foi de 1,768s, sub-17 foi de 1,706s e sub-20 de 1,813s. Já a quantidade de respostas corretas das categorias sub-14, sub-15 e sub-17 foram de 51 acertos, enquanto a sub-20 foi de 54 acertos. As comparações mostraram que o tempo de resposta é semelhante em todas as categorias (p=0,162). Já a comparação da precisão de resposta não teve diferença entre as categorias sub-14 x sub-15 (p=0,391), sub-14 x sub-17 (0,372) e sub-15 x sub-17 (p=1,000), mas teve diferença de todas as categorias com a categoria sub20 (p<0,001). Conclui-se que o tempo de resposta é igual entre as categorias, enquanto a precisão de resposta é melhor para os atletas da categoria sub-20. Sendo assim, os atletas da categoria sub-20 conseguem tomar decisões mais corretas quando estão atentos à tarefa comparados às demais categorias.
Palavras-chave: Atenção. Tempo de resposta. Psicologia do Esporte. Futebol. Categorias de base.