Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Dissertação

Atenção em atletas de futebol de base em diferentes categorias

Comparação e tabela de referência
Ano

2018

Faculdade/Universidade

Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Minas Gerais

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Ciências do Esporte

Páginas

88

Arquivos

Resumo

Durante o processo de formação nas categorias de base, os atletas são preparados para alcançar a categoria profissional, trabalhando suas capacidades técnicas, táticas, físicas e psicológicas. Dentre as capacidades psicológicas, uma importante capacidade cognitiva que pode contribuir nas tomadas de decisão de atletas de futebol de base de rendimento é a atenção. A atenção é a capacidade de selecionar os estímulos relevantes em um ambiente, auxiliando o atleta a responder em um menor tempo e com uma melhor qualidade na precisão de resposta. Reconhecendo a importância desta capacidade cognitiva e buscando entender seu comportamento em atletas e futebol das categorias de base sub-14, sub-15, sub-17 e sub-20, os objetivos deste estudo foram: (a) construir tabelas de referência de atenção a partir das variáveis de tempo e precisão de resposta para atletas de futebol de rendimento das diferentes categorias de base; (b) comparar a atenção através da variável de tempo de resposta de atletas de futebol de rendimento entre as diferentes categorias; (c) comparar a atenção através da variável de precisão de resposta de atletas de futebol de rendimento entre as diferentes categorias de base. Utilizou-se o pacote estatístico G*Power Version 3.1.9.2 para definir o tamanho da amostra, com tamanho de efeito 0,5 e poder estatístico 0,95, encontrando um total de 76 atletas. Foram avaliados 320 atletas (16,5 anos +2,09) das categorias de base de três clubes de futebol brasileiro. Do total, 77 atletas eram da categoria sub-14 (14,55 anos +0,24), 66 atletas eram da categoria sub-15 (15,54 anos +0,24), 78 atletas eram da categoria sub-17 (16,79 +0,46) e 99 atletas eram da categoria sub-20 (18,49 anos +2,03). Foram utilizados os instrumentos: (a) questionário de dados demográficos e (b) o Cognitrone Test (COG) do Vienna Test System SPORTS®, que avalia a atenção pelas variáveis: tempo de resposta (avaliado em segundos) e precisão das respostas (avaliado pelo escore bruto). Para caracterizar a amostra, foi utilizada a estatística descritiva com média, desvio padrão, mediana e intervalo interquartil. Foi realizado o teste de Shapiro-Wilk para análise de normalidade. Os dados do estudo não apresentaram distribuição normal. Na comparação entre as categorias foi utilizado o teste de Kruskal-Wallis com correção de Bonferroni. Para ordenar as tabelas de referência, foi utilizado percentil em série ordenada e análise interquartil. Realizou-se o teste de confiabilidade do COG através do Alpha de Cronbach (α). Os procedimentos estatísticos foram calculados no pacote estatístico SPSS® (Statistical Package for Social Science) versão 23.0, com nível de significância adotado de p<0,05. Os valores encontrados do tempo de resposta por categoria foram: sub-14 foi de 1,739s, na sub-15 foi de 1,768s, sub-17 foi de 1,706s e sub-20 de 1,813s. Já a quantidade de respostas corretas das categorias sub-14, sub-15 e sub-17 foram de 51 acertos, enquanto a sub-20 foi de 54 acertos. As comparações mostraram que o tempo de resposta é semelhante em todas as categorias (p=0,162). Já a comparação da precisão de resposta não teve diferença entre as categorias sub-14 x sub-15 (p=0,391), sub-14 x sub-17 (0,372) e sub-15 x sub-17 (p=1,000), mas teve diferença de todas as categorias com a categoria sub20 (p<0,001). Conclui-se que o tempo de resposta é igual entre as categorias, enquanto a precisão de resposta é melhor para os atletas da categoria sub-20. Sendo assim, os atletas da categoria sub-20 conseguem tomar decisões mais corretas quando estão atentos à tarefa comparados às demais categorias.

Palavras-chave: Atenção. Tempo de resposta. Psicologia do Esporte. Futebol. Categorias de base.

Abstract

Soccer is a sport with high complexity stimuli during the match. Therefore, it is necessary for the athlete to make the best choices when making a play. During the training process the young athletes are prepared to achieve high performance, working their technical, tactical, physical and psychological abilities. Among the psychological abilities, an important cognitive capacity that can contribute in the decision making process of young athletes of soccer of high competitive level is the attention. Attention is the ability to select the relevant stimuli in an environment, helping the athlete to respond in a shorter time and with a better quality in the accuracy of the response. Thus, recognizing the importance of this cognitive ability and seeking to understand its behavior in young soccer athletes of the sub-14, sub15, sub-17 and sub-20 categories,  the objectives of this study were: (a) construct reference tables of attention from the time variables and response accuracy for soccer athletes of income from different base categories; (b) to compare the attention through the response time variable of soccer athletes of income between the different categories; (c) to compare attention through the variable accuracy of soccer athletes’ performance response among different base categories. Were evalued 320 athletes (16.5 years +2.09) were evaluated from the young categories of three Brazilian soccer clubs. 77 athletes from the sub-14 category (14.55 years +0.24), 66 athletes from the sub-15 category (15.54 years +0.24), 78 athletes from the sub-17 category (16.79 +0, 46) and 99 athletes of the sub-20 category (18.49 years +2.03). The instruments used were: (a) demographic data questionnaire and (b) Cognitrone Test of the Vienna Test System SPORTS®, which evaluates attention for the variables: response time (measured in seconds) and accuracy of responses. To characterize the sample, descriptive statistics were used with mean, standard deviation, median and interquartile range. The Shapiro-Wilk test was performed for normality analysis. The study data did not present a normal distribution. In the comparison between the categories the Kruskal-Wallis test with Bonferroni correction was used. To order the reference tables, an ordered series percentile and interquartile analysis were used. The COG reliability test was performed using Cronbach’s Alpha (α). The statistical procedures were calculated in the statistical package SPSS® (Statistical Package for Social Science) version 23.0, with significance level adopted of p <0.05. The values found for the response speed were: sub-14 was 1.739s, sub-15 was 1.768s, sub-17 was 1.706s and sub-20 was 1.813s. The number of correct answers for the sub-14, sub-15 and sub-17 categories was 51, while in the sub-20 category 54 were correct. Comparisons showed that response time was similar in all categories. (p = 0.162). However, the comparison of the accuracy of response did not differ between the sub14 x sub-15 (p = 0.391), the sub-14 x sub-17 (0,372) and the sub-15 x sub-17 (p = 1,000) categories. but had a difference of all categories with the sub-20 category (p <0.001). It is concluded that the response time is equal between the categories, while the accuracy of response is better for the athletes of the sub-20 category. Thus, under-20 athletes can make better decisions when they are attentive to the task compared to the other categories.

Keywords: Attention. Response time. Psychology of Sport. Soccer. Young athlets.

Sumário

1. INTRODUÇÃO, 19
1.1. Objetivos, 23
1.2. Hipóteses, 23

2. REVISÃO DE LITERATURA, 24
2.1. Caracterização das categorias de base do futebol brasileiro, 24
2.2. Atenção: conceitos e modelos teóricos, 26
2.3. Processos neurofisiológicos da atenção, 34
2.4. Estudos da atenção no esporte, 37
2.5. Criação das tabelas de referência no esporte, 41

3. MÉTODOS, 44
3.1. Delineamento do Estudo, 44
3.2. Cuidados Éticos, 44
3.3. Amostra, 44
3.4. Instrumentos, 46
3.5. Procedimentos, 47
3.6. Análise dos dados, 48

4. RESULTADOS, 50
4.1. Perfil demográfico dos atletas de futebol das categorias de base de rendimento, 50
4.2. Análise da interferência do período de coleta nos resultados das variáveis tempo e precisão de resposta dos atletas de futebol de base por categoria, 53
4.3. Tabela de referência para análise da atenção através das variáveis tempo de resposta e precisão de respostas em atletas de futebol de rendimento por categoria, 56
4.4. Comparação dos resultados por categoria, 58

5. DISCUSSÃO, 60
5.1 Perfil demográfico dos atletas das categorias de base do futebol de rendimento, 60
5.2 Análise da interferência do período de coleta nos resultados das variáveis tempo e precisão de resposta dos atletas de futebol de base por categoria, 61
5.3 Análise das tabelas de referência, 62
5.4 Comparação dos resultados por categoria, 64

6. LIMITAÇÕES DO ESTUDO E SUGESTÕES FUTURAS, 68

7. CONCLUSÃO, 70

REFERÊNCIAS, 71
ANEXO, 79
ANEXO A, 79
APÊNDICE, 80
APÊNDICE A, 80
APÊNDICE B, 83
APÊNDICE C, 86

Referência

PAíNA, Daniella Moreira. Atenção em atletas de futebol de base em diferentes categorias: Comparação e tabela de referência. 2018. 88 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Esporte) - Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A