Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Simpósio

Braços cruzados, rodadas paradas: reflexões sobre a organização sindical e greve dos jogadores de futebol espanhóis de 2011

Ano

2014

Tema

Simpósio

Nome do congresso

II Simpósio Internacional de Estudos sobre futebol

Cidade

São Paulo

Páginas

p. 1-12

Arquivos

Resumo

O objetivo deste trabalho é descrever e discutir a greve dos jogadores espanhóis de futebol, de 2011. A fim de entendê-la, descreveremos o processo de organização sindical que culminou na convocação da greve e nas reivindicações apontadas por ela, evidenciando seus debates. Por fim, analisaremos suas características principais relacionadas a emerg da ação sindical entre esses jogadores. Refletir sobre o sindicato dos jogadores de futebol espanhol e sobre a greve por eles realizada em 2011, pode ser interessante para a reflexão sobre a presença dos jogadores de futebol enquanto sujeitos políticos no futebol. Para nós, brasileiros, isso é especialmente mais interessante nesse momento histórico, em que surge em nosso país um movimento de jogadores de futebol interessados não somente em defender seus direitos – mas também isso –, contudo, de se colocar a frente no processo de reivindicação de um “futebol melhor para todos”.

Referência

MARTINS, Mariana Zuaneti; REIS, Heloisa Helena Baldy dos. Braços cruzados, rodadas paradas: reflexões sobre a organização sindical e greve dos jogadores de futebol espanhóis de 2011. 2014, São Paulo. II Simpósio Internacional de Estudos sobre futebol. Simpósio 2014.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A