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ISSN 0104-754X

Burlando o círculo mágico: o esporte no bojo da gamificação

Periódico / Revista

Movimento

Número

n. 3

Ano

2014

Volume

v. 20

Área de concentração

Educação Física

Cidade

Porto Alegre

Páginas

p. 941-963

Arquivos

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar o conceito e os fundamentos da gamificação, na tentativa de evidenciar a sua presença no universo das práticas corporais. Para isso, analisa dois casos distintos que demonstram a inserção desse fenômeno no âmbito da atividade física e do esporte, respectivamente: a linha de produtos Nike+ e o game on-line Cartola FC. Por fim, tece considerações a respeito das implicações trazidas pela gamificação aos papéis cumpridos pelo jogo, bem como das oportunidades que oferece ao movimento humano, para além dos videogames convencionais.

Resumo (outro idioma)

Este trabajo tiene como objetivo presentar el concepto y los fundamentos de la gamificación, en un intento de mostrar sus inserciones en el mundo de las prácticas corporales. Para ello, analiza dos casos distintos que muestran la presencia de este fenómeno en el contexto del deporte y la actividad física, respectivamente: la línea de productos Nike+ y el juego online Cartola FC. Por último, se examinan las consecuencias provocadas por la gamificación y las funciones cumplidas por el juego, así como las oportunidades que ofrece al movimiento humano, además de los juegos de vídeo convencionales.

Abstract

This paper aims to present the concept and fundamentals of gamification, attempting to show its presence within the universe of body practices. For this, it analyzes two distinct cases that highlight the presence of that phenomenon in the context of sports and physical activity, respectively: Nike+ products and the online game Cartola FC. Finally, it examines gamification’s implications for the roles played by games and for the opportunities they offers to human movement beyond traditional videogames.

Referência

CRUZ JUNIOR, Gilson. Burlando o círculo mágico: o esporte no bojo da gamificação. Movimento. Porto Alegre, v. 20, n. 3, p. 941-963, 2014.
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