Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 2525-8184

“Casa Sportman – sempre imitada, nunca igualada”: estratégias de um empreendimento e dinâmicas de consumo (Rio de Janeiro; 1909-1922)

Número

n. 2

Ano

2020

Volume

v. 23

Páginas

p. 495-525

Arquivos

Resumo

A despeito da intensidade das relações entre o esporte e o mundo dos negócios, no Brasil, poucos são os estudos históricos desenvolvidos acerca do tema. Tendo em conta essa lacuna, este artigo objetiva discutir a trajetória da pioneira empresa fluminense especializada na venda de produtos esportivos: a Casa Sportman. A intenção é debater, no seu primeiro momento de funcionamento, de 1909 a 1922, as estratégias adotadas por seu proprietário, Manoel da Silva Mattos, no intuito de inserir seu empreendimento na dinâmica de consumo que se estruturava no Rio de Janeiro das décadas iniciais do século XX. Como fontes, foram utilizados o Diário Oficial e periódicos. Adotou-se a Business History como alternativa de investigação.

Palavras-chave: História econômica. História do esporte. Business History.

Abstract

Despite the intensity of the relationship between sport and the business world, in Brazil, there are few historical studies developed on the subject. Considering this gap, this article aims to discuss the trajectory of the pioneer fluminense company specialized in the sale of sporting products: Casa Sportman. The intention is to debate, in its first period of operation, from 1909 to 1922, the strategies adopted by its owner, Manoel da Silva Mattos, in order to insert his enterprise in the consumption dynamics that was structured in Rio de Janeiro in the first decades of the 20th century. As sources, the Official Gazette and periodicals were used. Business History was adopted as an alternative research.

Keywords: Economic History. Sport History. Business History.

Referência

MELO, Victor Andrade de; SANTOS, João Manuel Casquinha Malaia. “Casa Sportman – sempre imitada, nunca igualada”: estratégias de um empreendimento e dinâmicas de consumo (Rio de Janeiro; 1909-1922). História Econômica & História de Empresas. Rio de Janeiro, v. 23, n. 2, p. 495-525, 2020.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A