Biblioteca

Seja um dos 27 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISBN 9786559053438

Cidade divertida

Entretenimentos no Rio de Janeiro do século XIX
Ano

2022

Páginas

188

Editora

7 Letras

Sinopse

A coleção “Visão de Campo” traz a público uma série de obras que estudam o esporte pelo viés das ciências sociais. Passando pela história, pela sociologia e pela antropologia, o campo esportivo abre muitas vertentes para o entendimento da sociedade contemporânea.

Neste volume, Victor Andrade de Melo nos transporta até a capital fluminense do século XIX, revelando locais e acontecimentos marcantes do entretenimento da época. Baseado em uma pesquisa historiográfica refinada, Cidade divertida destrincha todo o cenário que resultou nas mais diversas formas de lazer que percebemos hoje nas ruas do Rio de Janeiro.

Como as pessoas se divertiam? Como se gestaram iniciativas para induzir e dar conta desse desejo? Como isso se articulou com o espírito do tempo? Partindo desses questionamentos, o autor nos convida a conhecer melhor o Rio de dois séculos atrás, a descobrir fatos curiosos – como os impactos do “jogo da bola”, modalidade que chegou até a dar nome a logradouros locais –, a voltar às origens do Tivoli Park – um importante parque de diversões carioca, instalado no Campo de Santana – e a conhecer teatros históricos, que, além de peças, também exibiam formas de entretenimento alternativas, como a patinação ou shows de mágica…

Esta obra nos faz embarcar numa atmosfera lúdica, com festejos nas ruas e passeios pelos pontos turísticos da Cidade Maravilhosa em seus primeiros tempos. Cidade divertida é um livro que mescla, da melhor forma, o saber do entretenimento e o entretenimento em saber.

Referência

MELO, Victor Andrade de. Cidade divertida: Entretenimentos no Rio de Janeiro do século XIX. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2022.
Cadastre-se para receber novidades