O presente artigo tem como objetivo avaliar o efeito moderador da originalidade/pirataria na relação entre brand equity e intenção de compra de camisetas. Para isso, aplicou-se questionários a trezentos torcedores. Estes foram expostos a situações de consumo de camiseta original e não oficial. Logo após, os dados foram analisados através conjunto de técnicas associada à Modelagem de Equações Estruturais. Nos resultados, ficou constado que as avaliações de brand equity sempre tiveram percepções mais positivas quando os consumidores foram expostos ao cenário da camiseta oficial. No caso da relação entre o brand equity e intenção de compra, encontrou-se sustentação estatística para a relação. Analisando o efeito moderador da originalidade da camiseta de futebol na relação sugerida, não encontrou-se sustentação estatística para tal. A partir desta evidência pode-se supor que o comportamento do consumidor deste contexto esta mais vinculado ao time do que a camiseta, isto porque, sob a perspectiva do marketing esportivo, o torcedor é um fã incondicional o que acarreta em altos índices de vínculos afetivos proveniente de sua escolha pela agremiação.