Apresentação, 9
Prof. Ary José Rocco Júnior
PARTE I. – A MEMÓRIA (para entender a história)
1. Espetáculo para além das quatro linhas: as interfaces entre, futebol, propaganda e autoritarismo nas copas do mundo de 34 e 78, 18
José Guibson Dantas
2. O Maracanã como cenário para as “arquiteturas” do futebol: “olhares” e “experiências” da imprensa esportiva em 1950, 35
Ricardo Bedendo
3. “A camisa pesa”: a construção da identidade do uniforme amarelo da Seleção Brasileira nas Copas do Mundo, 60
Fausto Amaro Ribeiro Picoreli Montanha
Filipe Fernandes Ribeiro Mostaro
Ronaldo Helal
4. Argentina 6 x 0 Peru – “A partida mais longa da História das Copas do Mundo” por dois jornalistas memorialistas argentinos, 89
Alvaro Vicente do Cabo
PARTE II. – A PRÁTICA (para construir a história)
5. O “craque” brasileiro no período pré-Copa do Mundo: o protagonismo de Neymar e a análise de conteúdo da capa da revista IstoÉ (29/06/2011), 114
Luís Henrique Mendonça Ferraz
José Carlos Marques
6. Caxirolas, Fuleco e Brazuca: Uma análise da cultura brasileira nos símbolos da Copa do Mundo FIFA 2014, 138
Ronaldo George Helal
Francisco Ângelo Brinati
7. O triste caminho do jornalismo esportivo – o sorteio da Copa do Mundo perde para o decote de Fernanda Lima, 157
Márcio Guerra
8. A dança das bolinhas nos potes da FIFA: análise comparativa da cobertura realizada pela mídia impressa de Brasil e Portugal a respeito do sorteio da Copa do Mundo de 2014, 171
José Carlos Marques
Ary José Rocco Júnior
9. Personalidade das marcas patrocinadoras da Copa de 2014, 204
Rogério Bandeira de Melo Moreira
10. Otimista ou Pessimista: As duas faces da Copa do Mundo de 2014 nas narrativas da publicidade da Cerveja Brahma, 219
Marta Regina Garcia Cafeo
José Carlos Marques
11. A publicidade e a Copa do Mundo 2014: a construção do imaginário popular através da rivalidade e da religiosidade, 243
Ary José Rocco Júnior
PARTE III. – O LEGADO (para ficar na história)
12. A Copa em trânsito: o transporte coletivo urbano na convocação dos porto-alegrenses para o Mundial de 2014 no Brasil, 271
Marcel Neves Martins
Beatriz Dornelles
13. Sustentabilidade e Marketing Verde: reflexões sobre Copa do Mundo de Futebol 2014, 291
Leandro Carlos Mazzei
Fábio Soares César
Luciana Melloni Rocco de Oliveira
14. A Copa do Mundo como megaevento esportivo: Afinal do que estamos falando? Uma abordagem comunicacional sobre a maior festa do futebol, 311
Anderson Gurgel Campos
15. Copa pra quem? O que dizem os contrários à realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, 335
Andréia de V. Gorito