Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISBN 9788582080610
Jornalismo esportivo

Comunicação e Esporte

Copa do Mundo 2014
Ano

2014

Tema

Jornalismo esportivo

Área de concentração

Copa do Mundo

Cidade

São Paulo

Páginas

359

Editora

INTERCOM

Arquivos

Sinopse

Os quinze textos do livro do GP Comunicação e Esporte procuram colocar a Copa do Mundo, que acontece no Brasil nos meses de junho e julho de 2014, no centro das discussões. Todos os artigos, cada um com as suas especificidades, lança um olhar peculiar e distinto sobre a eterna e profícua relação existente entre os meios de comunicação, o esporte e os diversos outros aspectos da vida do país. Tudo isso antes mesmo da “bola começar a rolar”. Um verdadeiro convite à reflexão.

Sumário

Apresentação, 9
Prof. Ary José Rocco Júnior

PARTE I. – A MEMÓRIA (para entender a história)
1. Espetáculo para além das quatro linhas: as interfaces entre, futebol, propaganda e autoritarismo nas copas do mundo de 34 e 78, 18
José Guibson Dantas

2. O Maracanã como cenário para as “arquiteturas” do futebol: “olhares” e “experiências” da imprensa esportiva em 1950, 35
Ricardo Bedendo

3. “A camisa pesa”: a construção da identidade do uniforme amarelo da Seleção Brasileira nas Copas do Mundo, 60
Fausto Amaro Ribeiro Picoreli Montanha
Filipe Fernandes Ribeiro Mostaro
Ronaldo Helal

4. Argentina 6 x 0 Peru – “A partida mais longa da História das Copas do Mundo” por dois jornalistas memorialistas argentinos, 89
Alvaro Vicente do Cabo

PARTE II. – A PRÁTICA (para construir a história)
5. O “craque” brasileiro no período pré-Copa do Mundo: o protagonismo de Neymar e a análise de conteúdo da capa da revista IstoÉ (29/06/2011), 114
Luís Henrique Mendonça Ferraz
José Carlos Marques

6. Caxirolas, Fuleco e Brazuca: Uma análise da cultura brasileira nos símbolos da Copa do Mundo FIFA 2014, 138
Ronaldo George Helal
Francisco Ângelo Brinati

7. O triste caminho do jornalismo esportivo – o sorteio da Copa do Mundo perde para o decote de Fernanda Lima, 157
Márcio Guerra

8. A dança das bolinhas nos potes da FIFA: análise comparativa da cobertura realizada pela mídia impressa de Brasil e Portugal a respeito do sorteio da Copa do Mundo de 2014, 171
José Carlos Marques
Ary José Rocco Júnior

9. Personalidade das marcas patrocinadoras da Copa de 2014, 204
Rogério Bandeira de Melo Moreira

10. Otimista ou Pessimista: As duas faces da Copa do Mundo de 2014 nas narrativas da publicidade da Cerveja Brahma, 219
Marta Regina Garcia Cafeo
José Carlos Marques

11. A publicidade e a Copa do Mundo 2014: a construção do imaginário popular através da rivalidade e da religiosidade, 243
Ary José Rocco Júnior

PARTE III. – O LEGADO (para ficar na história)
12. A Copa em trânsito: o transporte coletivo urbano na convocação dos porto-alegrenses para o Mundial de 2014 no Brasil, 271
Marcel Neves Martins
Beatriz Dornelles

13. Sustentabilidade e Marketing Verde: reflexões sobre Copa do Mundo de Futebol 2014, 291
Leandro Carlos Mazzei
Fábio Soares César
Luciana Melloni Rocco de Oliveira

14. A Copa do Mundo como megaevento esportivo: Afinal do que estamos falando? Uma abordagem comunicacional sobre a maior festa do futebol, 311
Anderson Gurgel Campos

15. Copa pra quem? O que dizem os contrários à realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, 335
Andréia de V. Gorito

Referência

ROCCO JúNIOR, Ary José. Comunicação e Esporte: Copa do Mundo 2014. São Paulo: INTERCOM, 2014.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A