Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISBN 9786588831717

Comunicação estratégica no esporte

Ano

2022

Páginas

208

Editora

PUC-Rio; Rebento

Arquivos

Sinopse

A comunicação esportiva revela-se ascendente e plural. Desdobrada por mais mídias e frentes profissionais, articula competências jornalísticas, publicitárias, corporativas, tecnológicas, gerenciais. Com prefácio de Arthur Dapieve e orelha de Carlos Eduardo Éboli, ambos jornalistas e comentaristas, a coletânea Comunicação estratégica no esporte (Editora PUC-Rio e Editora Rebento) contempla esta demanda crescente.    

Organizado pelos jornalistas e professores Alexandre Carauta e Roberto Falcão, o lançamento reúne 13 capítulos escritos por especialistas dos segmentos profissionais integrados numa comunicação esportiva progressivamente híbrida. Conjugam saberes do jornalismo, da publicidade, das relações públicas, do marketing, da comunicação organizacional, da gestão de mídia aplicados ao universo esportivo contemporâneo – como o curso transmidiático das transmissões, a globalização das mesas-redondas e a operação de grandes eventos.

Dirigido a estudantes e pesquisadores da área, mas também ao público em geral interessado no assunto, o livro faz parte da coleção didática de estudos de mídia. Os conhecimentos, reflexões, experiências e casos apresentados contribuem para a qualificação plural alinhada a um mercado cada vez mais diversificado.   

A coletânea é dividida em três partes. A primeira trata do panorama histórico da comunicação no esporte e sua moderna face: a narrativa transmídia. Na segunda parte, é discutida a cobertura esportiva – do impresso, do rádio e da fotografia aos rumos audiovisuais e digitais. A terceira aborda o esporte como negócio e suas disciplinas afins, como o direito.

Sumário

Prefácio, 7
Arthur Dapieve

Apresentação | Comunicação, esporte, tecnologia: novas jogadas de uma triangulação histórica, 13
Alexandre Carauta e Roberto Falcão

Parte 1 | Campo de jogo: o esporte e a mídia, 25

1. Ecologia da mídia e esporte: panorama histórico e perspectivas, 27
Filipe Mostaro e Ronaldo Helal

2. Narrativa transmídia, a bola da vez, 39
Alexandre Carauta e Sérgio Carvalho

Parte 2 | Cobertura esportiva: modelos, competências, rumos, 59

3. O jornal como memória do esporte, 61
Roberto Falcão e João Batista de Abreu

4. Fotojornalismo na velocidade do esporte, 81
Ana Lúcia Araújo e Sérgio Moraes

5. O poder narrativo do rádio, 95
Marcelo Kischinhevsky e Paulo Madureira

6. O audiovisual: a emoção no foco da tecnologia, 107
Marcelo Barreto e Rodrigo Araújo

7. Mesas-redondas: transformações no ritmo da globalização e da interatividade, 119
Creso Soares Jr. e Mauro Silveira

8. A biografia como gênero, 129
Marcos Eduardo Neves

9. Cadeia produtiva: cargos e funções profissionais na cobertura esportiva, 139
Sidney Garambone

Parte 3 | O esporte como negócio, 151

10. Assessoria de comunicação no esporte, 153
Luciana Pereira e Sergio Pugliese

11. O evento esportivo como plataforma de comunicação, 165
Luiz Leo, Roberto Falcão e Leonel Aguiar

12. O marketing no jogo do esporte, 175
Ricardo Mathias

13. O direito e o esporte, 189
Geraldo Mainenti

Sobre os autores, 203

Referência

CARAUTA, Alexandre; FALCãO, Roberto. (Orgs.). Comunicação estratégica no esporte. Rio de Janeiro: PUC-Rio; Rebento, 2022.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A