A comunicação esportiva revela-se ascendente e plural. Desdobrada por mais mídias e frentes profissionais, articula competências jornalísticas, publicitárias, corporativas, tecnológicas, gerenciais. Com prefácio de Arthur Dapieve e orelha de Carlos Eduardo Éboli, ambos jornalistas e comentaristas, a coletânea Comunicação estratégica no esporte (Editora PUC-Rio e Editora Rebento) contempla esta demanda crescente.
Organizado pelos jornalistas e professores Alexandre Carauta e Roberto Falcão, o lançamento reúne 13 capítulos escritos por especialistas dos segmentos profissionais integrados numa comunicação esportiva progressivamente híbrida. Conjugam saberes do jornalismo, da publicidade, das relações públicas, do marketing, da comunicação organizacional, da gestão de mídia aplicados ao universo esportivo contemporâneo – como o curso transmidiático das transmissões, a globalização das mesas-redondas e a operação de grandes eventos.
Dirigido a estudantes e pesquisadores da área, mas também ao público em geral interessado no assunto, o livro faz parte da coleção didática de estudos de mídia. Os conhecimentos, reflexões, experiências e casos apresentados contribuem para a qualificação plural alinhada a um mercado cada vez mais diversificado.
A coletânea é dividida em três partes. A primeira trata do panorama histórico da comunicação no esporte e sua moderna face: a narrativa transmídia. Na segunda parte, é discutida a cobertura esportiva – do impresso, do rádio e da fotografia aos rumos audiovisuais e digitais. A terceira aborda o esporte como negócio e suas disciplinas afins, como o direito.