AGRADECIMENTOS IV
ÍNDICE GERAL VI
ÍNDICE DE FIGURAS XI
ÍNDICE DE QUADROS XII
RESUMO XIV
ABSTRACT XVI
1. INTRODUÇÃO, 1
1.1. Pertinência do Problema em Estudo ,2
1.2.Objectivos do Estudo, 3
1.2.1. Estudo I, 3
Análise e Comparação das Competências Psicológicas de Jogadores de Futebol para e entre o Grupo
Elite e Não Elite
1.2.2. Estudo II, 3
Comparação das diferentes Categorias para os Treinadores do Grupo Elite e o Grupo Não Elite
1.2.3. Estudo III, 4
Comparação das Competências Psicológicas dos Jogadores de Futebol do Grupo Elite e Não Elite
com os relatos dos Treinadores
1.3.Delineação de Hipóteses de Investigação para o Estudo Empírico, 4
2. REVISÃO DE LITERATURA, 5
2.1. Enquadramento da Modalidade Desportiva, 5
2.1.1. Futebol, um Jogo de características únicas, 5
2.1.2. A “dinâmica” do Jogo de Futebol…Futebol, um jogo de momentos, 7
2.1.3. Uma abordagem colectiva, especificando até á individualidade, 7
VII
2.1.4. O Futebol como um contexto Psico-socio-desportivo, 9
2.2. O Jovem Jogador e a Prática Desportiva, 11
2.2.1. A Prática Desportiva e a perspectiva globalizante do Rendimento Desportivo, 11
2.2.2. O Jovem Jogador em processo de mudança… o jovem que constrói e é
construído pela realidade, 13
2.2.3. A Formação Desportiva como processo consciente do estádio de
desenvolvimento, 17
2.2.4. Os Intervenientes na Formação Desportiva do Jovem Jogador, 22
2.2.4.1. Os Treinadores e a Formação para a Excelência, 24
2.2.4.2. O Envolvimento Parental na Prática Desportiva, 26
2.3. A Excelência Desportiva, 27
2.3.1. A tentativa de Definição para uma possível distinção de rendimentos, 27
2.3.2. Prática Deliberada, a chave para o Sucesso?, 31
2.3.3. O Caminho…da Iniciação Desportiva à Excelência de Rendimento
Desportivo, 33
2.3.4. As Competências Psicológicas que permitem a distinção de desempenhos, 37
2.3.5. A Antecipação de uma Realidade Futura…a Detecção, a Selecção e o
Desenvolvimento de Jovens Promessas no Futebol, 41
3. METODOLOGIA, 44
3.1. Caracterização da Investigação, 44
3.2. Caracterização Da Amostra, 46
3.2.1. Participantes, 46
3.2.2. Universo de Análise, 46
3.2.3. Critérios de Selecção da Amostra, 47
VIII
3.3. Caracterização dos Instrumentos, 47
3.3.1. Questionário Demográfico, 48
3.3.2. Inventário de Competências Psicológicas no Desporto (ICPD),
“Psychological Skills Inventory for Sport”, 48
3.3.3. Guiões de Entrevista, 49
3.3.3.1. Definição de Categorias da Análise de Conteúdo dos relatos dos
Treinadores para ambos os grupos, elite e não-elite, 50
3.4. Procedimentos de recolha de dados, 52
3.4.1. Procedimentos prévios à recolha de dados, 52
3.4.2. Procedimentos metodológicos de recolha de dados, 52
4. ANÁLISE DOS DADOS, 56
4.1. Estudo I – Análise e Comparação das Competências Psicológicas de Jogadores de
Futebol para e entre o Grupo Elite e Não Elite, 56
4.1.1. Análise Descritiva dos Dados Demográficos dos Jogadores, 56
4.1.2. Análise das Competências Psicológicas entre o Grupo de Elite e Não-Elite, 58
4.1.3. Análise das Competências Psicológicas para o Grupo de Elite em função do
escalão competitivo, 60
4.1.3.1. Controlo de Ansiedade, 61
4.1.3.2. Concentração, 62
4.1.3.3. Auto-confiança, 62
4.1.3.4. Preparação Mental, 63
4.1.3.5. Motivação, 64
4.1.3.6. Ênfase na Equipa, 65
IX
4.1.4. Análise das Competências Psicológicas para o Grupo Não-Elite em função
do escalão competitivo, 65
4.1.4.1. Controlo de Ansiedade, 66
4.1.4.2. Concentração, 67
4.1.4.3. Auto-confiança, 68
4.1.3.4. Preparação Mental, 69
4.1.4.5. Motivação, 70
4.1.4.6. Ênfase na Equipa, 70
4.1.5. Análise das Competências Psicológicas entre o Grupo de Elite e Não-Elite
em função do escalão competitivo, 71
4.1.5.1. Análise das Competências Psicológicas entre os dois grupos, elite e nãoelite, para o escalão de Sub 14, 71
4.1.5.2. Análise das Competências Psicológicas entre os dois Grupos, Elite e
Não-Elite, para o escalão de Sub 15, 73
4.1.5.3. Análise das Competências Psicológicas entre os dois Grupos, Elite e
Não-Elite, para o escalão de Sub 16, 75
4.1.5.4. Análise das Competências Psicológicas entre os dois grupos, elite e nãoelite, para o escalão de Sub 17, 77
4.2. Estudo II – Análise e Comparação das diferentes Categorias para os Treinadores de
Elite e Não Elite, 81
4.2.1. Análise Descritiva dos Dados Demográficos dos Treinadores, 81
4.2.2. Comparação das diferentes Categorias entre os Treinadores de Elite e Não
Elite, para os diferentes escalões etários, 82
4.2.2.1. Escalão Sub 14, 82
4.2.2.2. Escalão Sub 15, 88
X
4.2.2.3. Escalão Sub 16, 93
4.2.2.4. Escalão Sub 17, 98
4.3. Estudo III – Comparação das Competências Psicológicas dos Jogadores de Futebol
do Grupo Elite e Não Elite com os relatos dos respectivos Treinadores, 106
5. DISCUSSÃO DOS RESULTADOS, 109
5.1. Estudo I – Estudo I – Análise e Comparação das Competências Psicológicas de
Jogadores de Futebol para e entre o Grupo Elite e Não Elite, 109
5.2. Estudo II – Análise e Comparação das diferentes Categorias para os Treinadores de
Elite e Não Elite, 110
5.3. Estudo III – Comparação das Competências Psicológicas dos Jogadores de Futebol
do Grupo Elite e Não Elite com os relatos dos Treinadores, 113
6. CONCLUSÕES, 114
7. LIMITAÇÕES DO ESTUDO E RECOMENDAÇÕES PARA FUTURAS
INVESTIGAÇÕES, 116
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, 118