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Conceptualização do Jogador Talento no Futebol, A Perspectiva de diferentes Treinadores e o contributo da Psicologia para a sua operacionalização

Ano

2010

Faculdade/Universidade

Escola Superior de Desporto de Rio Maior

Orientador(a)

Carlos Silva

Área de concentração

Excelência Desportiva

Páginas

90

Arquivos

Resumo

A investigação das competências psicológicas associadas ao desempenho no desporto e ao rendimento e sucesso desportivo tem vindo a aumentar de modo esclarecedor nos últimos anos. O objectivo primordial desta investigação, subdividida em três estudos, consistiu na análise e comparação de competências psicológicas entre dois grupos de jogadores de futebol, elite e não elite (Estudo I), com o recurso ao Inventário de Competências Psicológicas no Desporto . No Estudo II, o nosso propósito consistiu em analisar as opiniões dos respectivos treinadores em relação a indicadores de excelência nos jogadores, através de uma entrevista semi-dirigida. O terceiro estudo consistiu no cruzamento e complementaridade dos resultados obtidos no Estudo I e no Estudo II. Participaram nesta investigação um total de 177 jogadores de futebol, com idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos (M = 14,95), distribuídos por dois grupos, elite (N = 92) e não-elite (N = 85). Fizeram parte desta investigação os 8 treinadores respectivos de cada escalão avaliado, com idades compreendidas entre os 26 e os 40 anos (M= 32,63). Os resultados obtidos evidenciaram diferenças significativas entre os dois grupos de jogadores para todas as competências psicológicas avaliadas. No grupo elite verificamos que as competências que mais se salientam são a Motivação e Ênfase na Equipa. Para o estudo II, concluímos que são os treinadores de elite que melhor conseguem descriminar e especificar as competências psicológicas. No estudo III, estabeleceram-se relações entre os relatos dos treinadores e as competências psicológicas evidenciadas pelos jogadores, especificamente ao nível da Motivação e Controlo de Ansiedade (Sub 14), Concentração e Preparação Mental (Sub 16); Concentração e Auto-confiança (Sub 17).Por último, os resultados dos três estudos são XV discutidos nomeadamente ao nível da investigação e avaliação psicológica em contextos desportivos.

Palavras-chave: Competências Psicológicas, Excelência Desportiva; Futebol; Jogador Talento; Treinadores.

Abstract

The research related to psychological skills associated to sports performance and sports excellence is clearly increasing in recent years. The major goal of this research, divided in three different studies, is concerned to the analysis and comparison of psychological skills between two different groups of football players, defined as elite and non-elite (first study) using Psychological Skills Inventory for Sport. On the second study, the objective was to analyse football coaches’ opinions of teams of both groups related to sports excellence players’ quality indicators using a semi-oriented interview. The third study is about the interrelations, connections and complementarities of the results provided on study one and study two. Participated on this research a total of 177 football players, with ages between 13 and 17 years old (M = 14,95), divide by two groups, elite (N = 92) and non-elite (N = 85). Participated as well, the first team coaches (eight in total) of considered teams in both groups, with ages between 26 and 40 years old (M= 32,63). Results have made known significant differences between both groups of players on all psychological skills examined. On elite group was made relevant motivation and team emphasis. On study two, was exposed that elite football coaches can better discriminate and specify psychological skills in opposition to non-elite coaches. On study three connections were made linking coaches’ records and psychological skills revealed by players, mainly related to motivation and anxiety control (under-14), concentration and mental preparation (under-16), and concentration and self-confidence (under-17). For last, the results of the three studies were discussed on research and psychological evaluation levels on sports environments. XVII

Key Words: Psychological Skills, Sports Excellence, Football, Talent Player, Coaches.

Sumário

AGRADECIMENTOS IV
ÍNDICE GERAL VI
ÍNDICE DE FIGURAS XI
ÍNDICE DE QUADROS XII
RESUMO XIV
ABSTRACT XVI
1. INTRODUÇÃO, 1
1.1. Pertinência do Problema em Estudo ,2
1.2.Objectivos do Estudo, 3
1.2.1. Estudo I, 3
Análise e Comparação das Competências Psicológicas de Jogadores de Futebol para e entre o Grupo
Elite e Não Elite
1.2.2. Estudo II, 3
Comparação das diferentes Categorias para os Treinadores do Grupo Elite e o Grupo Não Elite
1.2.3. Estudo III, 4
Comparação das Competências Psicológicas dos Jogadores de Futebol do Grupo Elite e Não Elite
com os relatos dos Treinadores
1.3.Delineação de Hipóteses de Investigação para o Estudo Empírico, 4
2. REVISÃO DE LITERATURA, 5
2.1. Enquadramento da Modalidade Desportiva, 5
2.1.1. Futebol, um Jogo de características únicas, 5
2.1.2. A “dinâmica” do Jogo de Futebol…Futebol, um jogo de momentos, 7
2.1.3. Uma abordagem colectiva, especificando até á individualidade, 7
VII
2.1.4. O Futebol como um contexto Psico-socio-desportivo, 9
2.2. O Jovem Jogador e a Prática Desportiva, 11
2.2.1. A Prática Desportiva e a perspectiva globalizante do Rendimento Desportivo, 11
2.2.2. O Jovem Jogador em processo de mudança… o jovem que constrói e é
construído pela realidade, 13
2.2.3. A Formação Desportiva como processo consciente do estádio de
desenvolvimento, 17
2.2.4. Os Intervenientes na Formação Desportiva do Jovem Jogador, 22
2.2.4.1. Os Treinadores e a Formação para a Excelência, 24
2.2.4.2. O Envolvimento Parental na Prática Desportiva, 26
2.3. A Excelência Desportiva, 27
2.3.1. A tentativa de Definição para uma possível distinção de rendimentos, 27
2.3.2. Prática Deliberada, a chave para o Sucesso?, 31
2.3.3. O Caminho…da Iniciação Desportiva à Excelência de Rendimento
Desportivo, 33
2.3.4. As Competências Psicológicas que permitem a distinção de desempenhos, 37
2.3.5. A Antecipação de uma Realidade Futura…a Detecção, a Selecção e o
Desenvolvimento de Jovens Promessas no Futebol, 41
3. METODOLOGIA, 44
3.1. Caracterização da Investigação, 44
3.2. Caracterização Da Amostra, 46
3.2.1. Participantes, 46
3.2.2. Universo de Análise, 46
3.2.3. Critérios de Selecção da Amostra, 47
VIII
3.3. Caracterização dos Instrumentos, 47
3.3.1. Questionário Demográfico, 48
3.3.2. Inventário de Competências Psicológicas no Desporto (ICPD),
“Psychological Skills Inventory for Sport”, 48
3.3.3. Guiões de Entrevista, 49
3.3.3.1. Definição de Categorias da Análise de Conteúdo dos relatos dos
Treinadores para ambos os grupos, elite e não-elite, 50
3.4. Procedimentos de recolha de dados, 52
3.4.1. Procedimentos prévios à recolha de dados, 52
3.4.2. Procedimentos metodológicos de recolha de dados, 52
4. ANÁLISE DOS DADOS, 56
4.1. Estudo I – Análise e Comparação das Competências Psicológicas de Jogadores de
Futebol para e entre o Grupo Elite e Não Elite, 56
4.1.1. Análise Descritiva dos Dados Demográficos dos Jogadores, 56
4.1.2. Análise das Competências Psicológicas entre o Grupo de Elite e Não-Elite, 58
4.1.3. Análise das Competências Psicológicas para o Grupo de Elite em função do
escalão competitivo, 60
4.1.3.1. Controlo de Ansiedade, 61
4.1.3.2. Concentração, 62
4.1.3.3. Auto-confiança, 62
4.1.3.4. Preparação Mental, 63
4.1.3.5. Motivação, 64
4.1.3.6. Ênfase na Equipa, 65
IX
4.1.4. Análise das Competências Psicológicas para o Grupo Não-Elite em função
do escalão competitivo, 65
4.1.4.1. Controlo de Ansiedade, 66
4.1.4.2. Concentração, 67
4.1.4.3. Auto-confiança, 68
4.1.3.4. Preparação Mental, 69
4.1.4.5. Motivação, 70
4.1.4.6. Ênfase na Equipa, 70
4.1.5. Análise das Competências Psicológicas entre o Grupo de Elite e Não-Elite
em função do escalão competitivo, 71
4.1.5.1. Análise das Competências Psicológicas entre os dois grupos, elite e nãoelite, para o escalão de Sub 14, 71
4.1.5.2. Análise das Competências Psicológicas entre os dois Grupos, Elite e
Não-Elite, para o escalão de Sub 15, 73
4.1.5.3. Análise das Competências Psicológicas entre os dois Grupos, Elite e
Não-Elite, para o escalão de Sub 16, 75
4.1.5.4. Análise das Competências Psicológicas entre os dois grupos, elite e nãoelite, para o escalão de Sub 17, 77
4.2. Estudo II – Análise e Comparação das diferentes Categorias para os Treinadores de
Elite e Não Elite, 81
4.2.1. Análise Descritiva dos Dados Demográficos dos Treinadores, 81
4.2.2. Comparação das diferentes Categorias entre os Treinadores de Elite e Não
Elite, para os diferentes escalões etários, 82
4.2.2.1. Escalão Sub 14, 82
4.2.2.2. Escalão Sub 15, 88
X
4.2.2.3. Escalão Sub 16, 93
4.2.2.4. Escalão Sub 17, 98
4.3. Estudo III – Comparação das Competências Psicológicas dos Jogadores de Futebol
do Grupo Elite e Não Elite com os relatos dos respectivos Treinadores, 106
5. DISCUSSÃO DOS RESULTADOS, 109
5.1. Estudo I – Estudo I – Análise e Comparação das Competências Psicológicas de
Jogadores de Futebol para e entre o Grupo Elite e Não Elite, 109
5.2. Estudo II – Análise e Comparação das diferentes Categorias para os Treinadores de
Elite e Não Elite, 110
5.3. Estudo III – Comparação das Competências Psicológicas dos Jogadores de Futebol
do Grupo Elite e Não Elite com os relatos dos Treinadores, 113
6. CONCLUSÕES, 114
7. LIMITAÇÕES DO ESTUDO E RECOMENDAÇÕES PARA FUTURAS
INVESTIGAÇÕES, 116
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, 118

Referência

CERQUEIRA, Joana. Conceptualização do Jogador Talento no Futebol, A Perspectiva de diferentes Treinadores e o contributo da Psicologia para a sua operacionalização. 2010. 90 f. (Excelência Desportiva) - Escola Superior de Desporto de Rio Maior, Rio Maior, 2010.
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