Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Dissertação

Consumo e construções midiáticas

corpos diferentes no futebol
Ano

2012

Faculdade/Universidade

Escola Superior de Propaganda e Marketing

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo

Páginas

148

Arquivos

Resumo

Neste trabalho discute-se o consumo relacionado ao "mundo da bola" e as construções midiáticas a partir da cultura do futebol no coletivo nacional. O tema da pesquisa é a construção midiática do "corpo diferente" – caracterizado por estar fora do padrão para a função de jogador – e a análise concentra-se nas estratégias da mídia na produção de representações desse "corpo dissonante" na interface entre comunicação e consumo. Delimitamos nossa análise na construção midiática de Ronaldo Luís Nazário de Lima, em duas fases de sua carreira: 1) no início, quando é apresentado como um fenômeno e 2) no momento que precede sua aposentadoria, caracterizado pela decadência física. Para tanto, os corpora são formados por matérias veiculadas na mídia impressa no período de 1996 a 2011. A análise do discurso de linha francesa é um dos principais embasamentos teóricos para investigarmos as estratégias de construção midiática, bem como os estudos de comunicação e consumo são fundamentais para aprofundarmos a compreensão desse fenômeno midiático na sociedade brasileira.

Palavras-chave: comunicação e consumo; construção midiática; representação do corpo diferente; futebol.

Abstract

This investigation aims at discussing the consumption related to the "world of ball" and to the media constructions from the soccer culture perspective in the national collective thought. The theme of the research is the media construction of the "different body" – characterized by being different from the known model of the player – and the analysis is focused on the media strategies for the construction of this "dissonant body" representations in the interface between communication and consumption. The analysis was restricted by the construction of Ronaldo Luíz Nazário de Lima‘s image in the media, considering two phases of his carrier: 1) in the beginning, when he is presented as a phenomenon and 2) in the moment right after his retirement, characterized by his physical decadence. In order to pursue these phases, the corpora include the news found in the press media from 1996 to 2011. The French Approach Discourse Analysis is the most important theoretical assumption chosen to investigate the strategies for media constructions. The studies on communication and consumption were also considered for a better comprehension of this media phenomenon in Brazilian society.

Keywords: communication and consumption; media construction; the different body representation; soccer.

Sumário

INTRODUÇÃO, 14

CAPÍTULO 1. AS TRANSFORMAÇÕES DA SOCIEDADE DE CONSUMO À LUZ DO FUTEBOL, 25
1.1 Desenvolvimento das lógicas de consumo com ênfase na produção, 26
1.2 Consolidação das práticas de consumo e as distinções sociais, 32
1.3 Intensificação das práticas de consumo: o futebol como importante indústria da contemporaneidade, 37

CAPÍTULO 2. O CORPO COMO LINGUAGEM, REPRESENTAÇÃO, E DIFERENÇA, 46
2.1 O corpo como resultado de processos socioculturais, 47
2.2 Corpo, mídia e consumo, 50
2.3 O corpo do futebol e suas transformações: a diferença socialmente construída, 56

CAPÍTULO 3. LINGUAGEM E DISCURSO NA PRODUÇÃO DE SENTIDOS NO MUNDO, 62
3.1 O processo de formação da linguagem, 63
3.2 O discurso e a formação de subjetividade dos indivíduos, 65
3.3 Construção dos corpora, 67
3.4 Descrição das reportagens: análise e interpretação, 70

CAPÍTULO 4. AS VÁRIAS FACES DA MÍDIA, 103
4.1 Mídia: da pedagogia cultural, mediação à midiatização da sociedade, 104
4.2 O caso francês: um exemplo de construção midiática, 112
4.3 Construções midiáticas, 119
4.4 Herói e celebridade: dois tipos de construção midiática, 128


5. CONSIDERAÇÕES FINAIS, 134


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, 138
ANEXOS, 148

Referência

FRANCO, Ednaldo Edilei. Consumo e construções midiáticas: corpos diferentes no futebol. 2012. 148 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2012.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A