Neste trabalho discute-se o consumo relacionado ao "mundo da bola" e as construções midiáticas a partir da cultura do futebol no coletivo nacional. O tema da pesquisa é a construção midiática do "corpo diferente" – caracterizado por estar fora do padrão para a função de jogador – e a análise concentra-se nas estratégias da mídia na produção de representações desse "corpo dissonante" na interface entre comunicação e consumo. Delimitamos nossa análise na construção midiática de Ronaldo Luís Nazário de Lima, em duas fases de sua carreira: 1) no início, quando é apresentado como um fenômeno e 2) no momento que precede sua aposentadoria, caracterizado pela decadência física. Para tanto, os corpora são formados por matérias veiculadas na mídia impressa no período de 1996 a 2011. A análise do discurso de linha francesa é um dos principais embasamentos teóricos para investigarmos as estratégias de construção midiática, bem como os estudos de comunicação e consumo são fundamentais para aprofundarmos a compreensão desse fenômeno midiático na sociedade brasileira.
Palavras-chave: comunicação e consumo; construção midiática; representação do corpo diferente; futebol.