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ISSN 2316-932X

Copa do Mundo 2014 no Brasil: um estudo das atitudes e envolvimento do espectador com o evento

Número

n. 3

Ano

2014

Volume

v. 3

Área de concentração

Gestão do Esporte

Cidade

São Paulo

Páginas

p. 1-11

Arquivos

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar a relação entre a atitude e o envolvimento do espectador com a Copa do Mundo 2014, realizada no Brasil. Para tanto, realizou-se um survey com uma amostra de 281 casos, na qual se observou que existe relação significante e positiva entre o envolvimento com o evento e a atitude do espectador. A análise de agrupamentos indicou a existência de três grupos distintos de espectadores do evento; o primeiro deles, definido como indiferente; pois seus membros apresentaram escores no ponto central da escala tanto para atitudes quanto para o envolvimento com a Copa. O segundo grupo foi denominado pessimista, pois apresentou escores baixos para ambos os construtos. Finalmente, o maior grupo foi dos entusiastas, que apresentaram atitude e envolvimento favorável com o evento. Os testes de significância não indicaram relação entre gênero e idade dos espectadores e atitude e envolvimento com a Copa. Isto indica que a atitude e o envolvimento com o evento não dependem do sexo ou da faixa etária do espectador, portanto ações de marketing que utilizem essas variáveis de segmentação podem não alcançar o desempenho desejado. Adicionalmente, os achados do trabalho sugerem que a Copa do Mundo dividiu a população; todavia, a maior parte dos entrevistados foi favorável ao evento.

Resumo (outro idioma)

El objetivo de este estudio fue identificar la relación entre la actitud y el envolvimiento del espectador con el Mundial de Fútbol 2014, celebrado en Brasil. Por lo tanto, llevamos a cabo una encuesta con una muestra de 281 casos en los que se observó que existe relación significativa y positiva entre el envolvimiento con el evento y la actitud del espectador. El análisis de cluster indicó la existencia de tres grupos distintos de espectadores del evento; el primero, definido como indiferente; porque sus miembros tenían puntuaciones en el centro de la escala para ambos actitudes y envolvimiento con la Copa del Mundo. El según grupo fue llamado pesimista, porque mostró bajos scores en ambas variables. Por último, el mayor grupo fue de los entusiastas que tenían actitud y envolvimiento favorables con el evento. Los testes estadísticos no indicaron relación entre el género y la edad de los usuarios y la actitud y el envolvimiento con la Copa. Esto indica que la actitud y el envolvimiento con el evento no dependem del género o del edad de los usuarios, por lo que las actividades de marketing que utilizan estas variables de segmentación pueden no alcanzar el desempeño deseado. Además, los resultados del trabajo sugieren que la Copa dividió a la población; sin embargo, la mayoría de los encuestados eran favorables al evento.

Abstract

The aim of this study was to identify the relationship between spectator’s attitude and involvement FIFA World Cup 2014, held in Brazil. For this purpose, we carried out a survey with a sample of 281 cases in which it was observed a significant and positive relationship between spectator’s involvement and attitude with the event. Cluster analysis found three distinct groups of spectators. The first one was defined as indifferent, because its members had scores at the midpoint of the scale for both attitudes and involvement with the Cup. The second group was called pessimistic; it showed low scores for both constructs. Finally, the largest group was of enthusiasts who had a favorable attitude and involvement with the event. Significance tests indicated no relationship between gender and age of viewers and attitude and involvement with the Cup. This indicates that the attitude and involvement with the event does not depend on gender or age of the viewer, hence marketing actions using these segmentation variables cannot achieve desired outcomes. Additionally, findings from the study suggest that the World Cup divided the population; however, the majority of respondents were favorable to the event.

Referência

MANTOVANI, Daielly Melina Nassif; MIELLI, Jose Fernando de Sousa. Copa do Mundo 2014 no Brasil: um estudo das atitudes e envolvimento do espectador com o evento. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review. São Paulo, v. 3, n. 3, p. 1-11, 2014.
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