Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 2358-8853

Corpos que performam futebóis: “roda de conversa sobre mulheres no futebol e jogos de futebol” com os anos finais do ensino fundamental da Escola Estadual Abya Yala

Número

n. 2

Ano

2023

Volume

v. 11

Páginas

p. 212-238

Arquivos

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar e compreender como os diferentes corpos que participaram de uma “Roda de Conversa sobre Mulheres no Futebol e Jogos de Futebol” com uma árbitra e ex-atleta de futebol performam nas partidas de futebol no espaço-tempo escolar da Escola Estadual de Ensino Fundamental Abya Yala. Para tanto, optamos pela pesquisa narrativa como caminho teórico-metodológico, apoiada nas manifestações orais (falas) e gestuais (expressões e manifestações corporais) dos(as) estudantes das turmas dos anos finais do ensino fundamental. As análises nos mostraram que a vivência com o futebol arbitrada pela convidada possibilitou a compreensão de que os(as) alunos(as) experienciam de distintas formas e atribuem diferentes significados ao que vivem nas suas trajetórias. Foram produzidas diversas ressonâncias nos(as) estudantes, sendo as questões de gênero, sexo e sexualidade os fios condutores dos debates e da vivência esportiva entre os(as) estudantes.

Resumo (outro idioma)

Este estudio tiene como objetivo analizar y comprender cómo se desempeñanen los partidos de fútbol los diferentes elementos que participaron en una “Rueda de Conversación sobre la Mujer en el Fútbol y los Juegos de Fútbol”, con una árbitra y exjugadora de fútbolen el espacio-tiempo escolar de la Escuela Primaria Estatal Abya Yala.Para ello, optamos por la investigación narrativa como camino teórico-metodológico, sustentado en las manifestaciones orales (habla) y gestuales (expresiones y manifestaciones corporales) de los estudiantes de los últimosgradosde la escuela primaria. Los análisis mostraron que la experiencia del fútbol arbitrado por la invitada,permitió comprender que los estudiantes lo vivenciande variasmanerasy atribuyen diferentes significados a lo que sucedeen sus trayectorias. Se produjeron varias resonancias en los estudiantes, siendo las cuestiones de género, sexo y sexualidad loshilosconductoresde la discusióny la experiencia deportiva entre los estudiantes.

Abstract

This study aims to analyze and understand how the different individuals that participated in a “Talking Circle about Women in Football and Football Games”, with a referee and former football athlete, perform in football matches in the school space-time of Abya Yala State Primary School. To this end, we opted for narrative research as a theoretical-methodological path, supported by the oral (speech) and gestural manifestations (body language) of students in the final years of elementary school. The analyses showed that the football experience refereed by the guest made it possible to understand that the students experience in different ways and attribute different meanings to what they undergo in their trajectories. Several resonances were brought about in the students, with issues of gender, sex and sexuality being the guiding threads of the discussions and the sports experience among them.

Referência

RICARDO, Karoline Hachler; PLOTEGHER, Ândrea Tragino; HARTMANN, Andressa. Corpos que performam futebóis: “roda de conversa sobre mulheres no futebol e jogos de futebol” com os anos finais do ensino fundamental da Escola Estadual Abya Yala. Revista Diversidade e Educação. v. 11, n. 2, p. 212-238, 2023.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A