Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Congresso

Das linhas do campo para as margens da página: o nicho editorial dos livros de futebol

Ano

2015

Tema

Congresso

Nome do congresso

XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação

Cidade

Rio de Janeiro

Páginas

p. 1-12

Arquivos

Resumo

Este artigo apresenta os resultados obtidos em uma pesquisa de trabalho de conclusão de curso, cujo objetivo era o de compreender o nicho editorial dos livros de futebol a partir da perspectiva de seis editoras/livrarias independentes (Colleu, 2007) que focalizam a temática desse esporte em suas publicações. Utilizou-se de entrevista padronizada (Lakatos & Marconi, 2003) para obter uma visão das editoras/livrarias que permitiu caracterizar esse nicho. Os depoimentos dos editores foram analisados com base em Anderson (2006), Muniz Jr. (2010) e Schiffrin (2006; 2011). Verificou-se a importância dos nichos de mercado e a existência de ideologia e pessoalidade por trás das publicações dessas editoras. Ademais, foi possível inferir um “oportunismo” por parte de grandes editoras em momentos propícios, e, ainda, identificar um público heterogêneo como alvo dos livros de futebol.

Palavras-chave: futebol; livros; nicho editorial; editoras independentes; práticas editoriais.

Referência

ARAúJO, Pablo Guimarães de; PIAZZI, Giulia. Das linhas do campo para as margens da página: o nicho editorial dos livros de futebol. 2015, Rio de Janeiro. XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Congresso 2015.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A