São perceptíveis os desafios enfrentados pelos professores no ensino de Matemática, no que diz respeito ao interesse dos estudantes pela disciplina e ao entendimento dos conceitos matemáticos por parte dos estudantes. A justificativa deste trabalho se dá através da necessidade de se pensar em novas possibilidades para o ensino de Matemática, a fim de que haja o desenvolvimento de um pensamento crítico e democrático pelos estudantes. A questão colocada é: a contextualização dos conceitos matemáticos através do futebol com uso de recursos tecnológicos contribuirá para um melhor entendimento acerca dos conteúdos lecionados? O objetivo geral deste artigo é desenvolver a construção de conhecimentos de conteúdos de Estatística e porcentagem por um viés da Educação Matemática Crítica contextualizando o desafio contínuo do combate ao racismo no futebol. Dialogar acerca de temáticas como a história do futebol brasileiro em paralelo ao combate ao racismo nas aulas de Matemática é de suma importância para que possamos formar cidadãos críticos e reflexivos, podendo assim transformar a sociedade em que vivemos. Espera-se que, com as atividades aqui propostas, o ensino de Matemática seja mais significativo para os estudantes.
Palavras-chave: Educação matemática crítica, Futebol, Tecnologia, Racismo