Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Futebol brasileiro

Dossiê – Unificação dos Títulos Brasileiros a partir de 1959

o documento que resgatou a história do futebol brasileiro
Ano

2011

Tema

Futebol brasileiro

Área de concentração

Dossiê

Cidade

São Paulo

Páginas

325

Sinopse

A necessidade da publicação do livro

Se minha intenção e a do Peres fosse apenas a de conquistar o reconhecimento dos títulos brasileiros a partir de 1959, o trabalho já poderia ter sido dado por encerrado. Pois a documentação que oficializa os vencedores da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa como campeões brasileiros já foi chancelada e faz parte, de maneira irreversível, dos anais da CBF, Conmebol e Fifa.

Porém, a finalidade deste trabalho é resgatar a história definitivamente, fazer justiça aos campeões brasileiros na fase de ouro de nosso futebol. Isto não se consegue só com um documento assinado e carimbado, mas com o respeito e aceitação da maioria da comunidade futebolística brasileira. Por isso, tornou-se imprescindível que o grande público do futebol também tivesse acesso ao Dossiê – documento que, em princípio, foi impresso apenas para os dirigentes dos clubes campeões e das entidades que comandam o futebol.

Uma nova tarefa: a difusão do conhecimento

O trabalho para transformar em direito aquilo que era um fato já foi realizado. Agora vem a nova etapa, com a qual gostaríamos de contar com todos os torcedores que respeitam a história. Mas, sabemos, ao menos neste início só poderemos ter a ajuda de aficionados de Santos, Palmeiras, Cruzeiro, Fluminense, Bahia e Botafogo, clubes que tiveram seus títulos brasileiros validados.

Uma pena que a paixão influa no reconhecimento da história, que deveria pairar acima dos fanatismos clubísticos. Porém, já que é assim, que ao menos os torcedores dos seis clubes campeões nos ajudem nessa cruzada pela difusão desde conhecimento essencial para a compreensão da evolução dos campeonatos nacionais no Brasil.

Observações

Para comprar o livro acesse o blog do Odir Cunha.

Referência

PERES, José Carlos; CUNHA, Odir. Dossiê – Unificação dos Títulos Brasileiros a partir de 1959: o documento que resgatou a história do futebol brasileiro. São Paulo: 2011.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A