Biblioteca

Seja um dos 9 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Seminário

Educação, investimentos públicos e futebol: percepções de estudantes de Ensino Médio sobre a Copa do Mundo de 2014 em Cuiabá-MT

Ano

2014

Tema

Seminário

Área de concentração

Ciências Humanas

Nome do congresso

V Seminário Nacional de Sociologia e Política

Cidade

Paraná

Páginas

p.1-25

Entidade Organizadora

Universidade Federal do Paraná

Arquivos

Resumo

Este trabalho investiga a relação entre educação, investimentos públicos e futebol em Mato Grosso. Trata-se de uma análise das percepções de estudantes de ensino médio de Cuiabá/MT sobre os investimentos públicos em educação e nas chamadas “obras da Copa do Mundo de 2014”. A partir da combinação de métodos e técnicas de pesquisa qualitativa e quantitativa, pretende-se: a) Investigar os investimentos públicos em educação e nas obras de preparação da cidade de Cuiabá/MT para sediar jogos da Copa do Mundo de Futebol 2014; b) Estudar as ações do poder público (Governos estadual e municipal) nos preparativos da cidade para receber os jogos do Mundial de Futebol de 2014; c) Verificar e analisar as percepções dos estudantes de ensino médio de Cuiabá/MT acerca dos investimentos públicos e dos benefícios trazidos pelo Megaevento (Copa do Mundo 2014). Trata-se de uma abordagem multidisciplinar, tendo como base a antropologia do esporte, a literatura sobre megaeventos esportivos e a economia do esporte. Os investimentos com a Copa do Mundo de Futebol em 2014 em sua maioria serão públicos, divididos entre os poderes municipal, estadual e federal, com um orçamento de mais de trinta bilhões de reais, serão utilizados para construção de estádios, reformas de aeroportos e execução de obras de infra-estrutura em todas as doze sedes do torneio. Os resultados preliminares apresentam diversas percepções diferentes sobre os gastos do poder público com a Copa do Pantanal. Indicam pessimismo dos estudantes com a realização do megaevento da FIFA, pois educação, segurança, saúde e políticas de geração de emprego e renda deveriam ser priorizadas, na concepção da maioria dos estudantes entrevistados.

Palavras-chave: Educação, Investimentos Públicos, Copa do Mundo FIFA 2014.

Referência

RODRIGUES, Francisco Xavier Freire; FONSECA, Christiany Regina; SILVA, Kelen Katia Prates; VASCONCELOS, Olimpio Parreira de; RODRIGUES, Francisca Janaina Freire. Educação, investimentos públicos e futebol: percepções de estudantes de Ensino Médio sobre a Copa do Mundo de 2014 em Cuiabá-MT. In: Universidade Federal do Paraná, , 2014, Paraná. V Seminário Nacional de Sociologia e Política, Universidade Federal do Paraná. Seminário , Universidade Federal do Paraná, 2014.
Cadastre-se para receber novidades