Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 2981-3948

El deporte en la literatura infantil en Brasil y en España: características e identidad cultural

Periódico / Revista

Revista Impetus

Número

n. 2

Ano

2018

Volume

v. 12

Páginas

p. 21-27

Arquivos

Resumo

O objetivo deste artigo de reflexão é apresentar algumas características e traços culturais e identitários da literatura infantil relacionada à Educação Física e ao Esporte no Brasil e na Espanha. Para tanto, foi compilado um conjunto de trabalhos sobre o tema. Este estudo revelou informação valiosa acerca das características culturais e dos traços identitários comuns às sociedades dos referidos países por meio da literatura infantil. Além disso, foi possível constatar que os livros infantis publicados no Brasil e na Espanha apresentam mais semelhanças do que diferenças. Por último, cabe registrar que o futebol é o assunto predominante nas obras infantis destes dois países. À guisa de reflexão, surge o seguinte questionamento: já que o futebol é um esporte comumente praticado pelas crianças brasileiras e espanholas, por que os professores dos anos iniciais destes países não utilizam estas obras infantis nas aulas de Educação Física?
 
Palavras-chave: Brasil, Espanha, esporte, identidade cultural, literatura infantil.

Resumo (outro idioma)

El objetivo de este artículo de reflexión es presentar algunas de las características y rasgos culturales e identitarios de la literatura infantil relacionada con la educación física y el deporte en Brasil y en España. Para ello, se ha compilado un conjunto de trabajos sobre el tema. Este estudio reveló información valiosa acerca de las características culturales y de los rasgos identitarios comunes a las sociedades de los referidos países por medio de la literatura infantil. Además, se puede constatar que los libros infantiles publicados en Brasil y en España presentan muchas más similitudes que diferencias. Por último, cabe señalar que el fútbol es la materia predominante en las obras infantiles de los dos países. A modo de reflexión, se establece el siguiente cuestionamiento: ya que el fútbol es un deporte comúnmente practicado por los niños brasileños y españoles, ¿por qué los maestros de estos dos países no utilizan estas obras infantiles en las clases de Educación Física?

Abstract

The aim of this reflection paper is to present some of the cultural and identity characteristics and features of children’s literature related to Physical Education and Sports in Brazil and in Spain. For this, a set of works on the subject has been compiled. This study revealed valuable information about cultural characteristics and identity traits common to the societies of the referred countries through children’s literature. In addition, it can be seen that children’s books published in Brazil and in Spain have much more similarities than differences. Finally, it should be noted that football is the predominant subject in children’s works in both countries. By way of reflection, the following questioning is established: since football is a sport commonly practiced by Brazilian and Spanish children, why do the teachers of these two countries not use these hildren’s works in Physical Education classes?

Keywords: Brazil, children’s literature, cultural identity, Spain, sport.

Referência

BOTELHO, Rafael Guimarães. El deporte en la literatura infantil en Brasil y en España: características e identidad cultural. Revista Impetus. Villavicêncio, v. 12, n. 2, p. 21-27, 2018.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A