Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISBN 9788582736333
Profissionalização do futebol na Colômbia

El Dorado

Os efeitos do profissionalismo no futebol colombiano (1948-1951)
Ano

2014

Tema

Profissionalização do futebol na Colômbia

Área de concentração

História do Esporte

Páginas

114

Editora

Multifoco

Resumo

Este livro é fruto da monografia realizada no âmbito da graduação em História da Faculdade de Formação de Professores (FFP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Buscamos analisar o futebol colombiano em seu período de profissionalização, entre os anos de 1948-1951. Assim como em muitos países da América Latina, a história colombiana é marcada pela disputa do poder político entre liberais e conservadores. Em 1948 essa disputa é aflorada com a morte do maior líder liberal do país, Jorge Gaitán. Os efeitos da morte de Gaitán são gigantescos, fazendo crescer os conflitos e a violência no país que já ocorria desde o retorno conservador ao poder em 1946, depois de dezesseis anos marcados por governos federais liberais. E foi nesse mesmo ano de 1948 que ocorreu a profissionalização do futebol na Colômbia. Porém, devido uma série de fatores que são analisados nesta pesquisa, a nova liga profissional em 1949 passou a não ser reconhecida pela FIFA e pelas demais federações que regiam o futebol "oficial" do período. Essa “ilegalidade” tornou-se um dos principais fatores para a transformação do futebol em um espetáculo para o público e para a chegada de diversos craques estrangeiros para atuarem nos clubes do país, transformando o futebol da Colômbia em um verdadeiro El Dorado. A partir principalmente da análise de periódicos colombianos e de fatores relacionados à política, ao nacionalismo e ao esporte, consideramos como hipótese principal desta investigação que o período de profissionalização do futebol colombiano foi fundamental para a consolidação do processo de popularização desse esporte no país, tendo resultado na formação de uma identidade nacional na Colômbia.

Sinopse

Este livro é fruto da monografia que realizei no âmbito da graduação em História da Faculdade de Formação de Professores (FFP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).  Buscamos analisar o futebol colombiano em seu período de profissionalização, entre os anos de 1948-1951. Assim como em muitos países da América Latina, a história colombiana é marcada pela disputa do poder político entre liberais e conservadores. Em 1948 essa disputa é aflorada com a morte do então principal líder liberal do país, Jorge Gaitán. Os efeitos da morte de Gaitán são gigantescos, fazendo crescer os conflitos e a violência no país que já ocorriam desde o retorno conservador ao poder em 1946, após dezesseis anos de Republica Liberal. E ainda nesse mesmo ano de 1948, ocorreu a profissionalização do futebol na Colômbia. Porém, devido uma série de fatores que são analisados nesta pesquisa, a nova liga profissional passa a não ser reconhecida pela FIFA e demais federações “oficiais” do futebol em seus anos iniciais. Essa “ilegalidade” torna-se um dos principais fatores para a transformação do esporte em um espetáculo para o público e para a chegada de diversos craques estrangeiros para atuarem nos clubes do país, construindo o período que ficou conhecido como El Dorado do futebol colombiano. A partir principalmente da análise de periódicos colombianos e de fatores relacionados à política, ao nacionalismo e ao esporte, consideramos como hipótese principal desta investigação que o período de profissionalização do futebol colombiano foi fundamental para a consolidação do processo de popularização desse esporte no país, tendo resultado na formação uma identidade nacional na Colômbia.

 

Sumário

Prefácio, 15

Introdução, 21

1 – Antecedentes: a cultura e o desenvolvimento dos esportes na Colômbia da primeira metade do século XX
1.1 – A Guerra dos Mil Dias e a cultura conservadora nas décadas iniciais do século XX, 35
1.2 – Os clubes sociais e a chegada do esporte: primórdios de um campo
esportivo, 41
1.3 – O assassinato de Jorge Eliécer Gaitán e seus efeitos políticos: consequências para o esporte, 54

2 – A profissionalização do futebol e o êxodo de jogadores estrangeiros para a Colômbia
2.1 – A fundação da Dimayor e o primeiro campeonato profissional de futebol da Colômbia, 61
2.2 – Dimayor x Adefútbol: tensões entre as federações colombianas e a greve do futebol argentino de 1948, 69
2.3 – El Dorado: o êxodo de jogadores estrangeiros e a formação do futebol espetáculo na Colômbia, 75

3 – A popularização do futebol na Colômbia: primórdios de uma identidade nacional
3.1 – Esporte espetáculo: futebol, idolatria e a população colombiana: desenvolvimento de um campo esportivo, 85
3.2 – O Pacto de Lima e a legalização da Dimayor, 91
3.3 – De esporte popular a identidade nacional: o legado do período El Dorado para o futebol na Colômbia, 94

Conclusão, 99

FONTES, 105

BIBLIOGRAFIA, 107

Referência

GOMES, Eduardo de Souza. El Dorado: Os efeitos do profissionalismo no futebol colombiano (1948-1951). Rio de Janeiro: Multifoco, 2014.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A