Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 1984-6983

Endosso de celebridades e intenção de compra de chuteiras

Periódico / Revista

Revista PRETEXTO

Número

n. 4

Ano

2015

Volume

v. 16

Páginas

p. 11-28

Arquivos

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a influência dos atributos de celebridades do futebol na intenção de compra de chuteiras. Para isto, utilizou-se de uma abordagem interdisciplinar de múltiplos métodos, a partir das técnicas de Repertory Grid, Escalonamento Multidimensional e Regressão Múltipla. Os resultados evidenciaram que não existe significância estatística entre a intenção de compra de chuteira e os atributos dos endossantes: postura, imagem, histórico, clube em que joga e o fato de ser jogador de seleção. Os atributos dos endossantes que influenciaram a intenção de compra foram: carisma, uso de marca famosa, posição que joga, habilidade e profissionalismo. Constatou-se que os dois últimos exercem uma influência inversa. No caso de uma relação direta mais forte esta foi evidenciada no atributo carisma. O estudo fornece um modelo aplicado a fatores que interferem na intenção de compra, unificando o entendimento das relações funcionais acerca dos atributos dos endossantes.

Palavras-chave: endosso de celebridade, intenção de compra, atributos, Repertory Grid.

Abstract

This article aims to analyze the influence of the attributes of the celebrity soccer cleats purchase intention. For this, we used an interdisciplinary approach of multiple methods using the Repertory Grid techniques, Multidimensional Scaling and Multiple Regression. The results showed that there is no statistical significance between the purchase intention boot and attributes of endorsers: posture, image, history, playing club and the fact that player selection. The attributes of the endorsers who had an effect on purchase intention were: charisma, use of a famous brand, playing position, ability and professionalism, being the last two exerting an influence reverse. In the case of direct relationship stronger this was evidenced in the attribute charisma. The study provides a model applied to factors that influence the purchase intent; unifying understanding of the functional relationships about the attributes of the endorsers.

Keywords: Celebrity Endorsement. Purchase Intention. Attributes. Repertory Grid.

Referência

LADEIRA, Wagner Junior; SANTINI, Fernando de Oliveira; HENZ, Miriam Mariani. Endosso de celebridades e intenção de compra de chuteiras. Revista PRETEXTO. Belo Horizonte, v. 16, n. 4, p. 11-28, 2015.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A