Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 2237-8871
Dossiê História do Esporte

Entre o amadorismo e o profissionalismo: a várzea e as transformações do futebol na capital mineira nas décadas de 1940 e 1950

Periódico / Revista

Cadernos de História

Número

n. 37

Ano

2021

Volume

v. 22

Tema

Dossiê História do Esporte

Páginas

p. 200-221

Arquivos

Resumo

O presente artigo pretende abordar a conformação de um circuito competitivo do futebol de várzea, em Belo Horizonte, associado a processos que foram fundamentais para a estruturação do meio esportivo no Brasil. Ao utilizar como fonte os debates de um jornal com estreitas ligações com a vertente mais popular dessa modalidade atlética, são examinadas oposições e interseções durante o desenvolvimento da expressão amadorista da prática e a consolidação de sua versão espetacularizada. Passada mais de uma década da regulamentação do pagamento de salários aos jogadores, observava-se a constituição de um mercado incipiente, incapaz de gerar rendas suficientes para a manutenção de um sistema de dedicação integral e exclusiva dos atletas. O cenário dos anos 1940 e 1950 na capital mineira ajuda a compreender como a definição dos circuitos de várzea e do futebol de espetáculo foi um processo longo, que teve na oficialização do profissionalismo, em 1933, apenas um de seus capítulos. Várias disputas seguiam em aberto naqueles tempos, quando as fronteiras entre os dois universos eram ainda muito indefinidas.

Palavras-chave: Futebol amador; profissionalismo; Belo Horizonte.

Abstract

This article aims to discuss the conformation of a competitive circuit of the amateur football in Belo Horizonte in relation to processes which were fundamentals to the structuring of sport business in Brazil. When using journal issues as source with close relations of the most popular line of these athletic practices, oppositions and intersections are examined during the development of the amateurism and the consolidations of it use as entertainment. More than a decade went by since the regulation of the payment of wages to the football players, may be observed the incipient increase in market, unable to generate proper income to maintain a system of fulltime and exclusive dedication to the athletes. The panorama in the capital in1940s and1950s propitiates understand how the definition of the várzea’s circuit and football as entertainment was a long-term process, which had in the professionalism officialization, in 1933, just one of its chapters. Various competitions were pending in those days, when the boundary between the two universes was very tenuous.

Keywords: Amateur football; professionalism; Belo Horizonte.

Referência

RIBEIRO, Raphael Rajão. Entre o amadorismo e o profissionalismo: a várzea e as transformações do futebol na capital mineira nas décadas de 1940 e 1950. Cadernos de História. Belo Horizonte, v. 22, n. 37, p. 200-221, 2021.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A