Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Simpósio

Esporte, identidade e relações de trabalho: história do processo de profissionalização do futebol em Criciúma-SC (1948-1952)

Ano

2014

Tema

Simpósio

Nome do congresso

II Simpósio Internacional de Estudos sobre futebol

Cidade

São Paulo

Páginas

p. 1-11

Arquivos

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo contribuir para com o conhecimento acerca do futebol brasileiro de forma geral, estudando seu processo de desenvolvimento a partir de uma região específica. Para tanto, tendo como referencial teórico as ideias dos sociólogos Norbert Elias e Eric Dunning, faz-se uma análise do processo de profissionalização deste esporte na cidade de Criciúma. A exploração do carvão mineral no Sul de Santa Catarina, a partir do início do século XX, possibilitou o desenvolvimento na região de uma sociedade do tipo industrial, assim como o crescimento da prática do futebol, principal atividade de lazer entre os trabalhadores mineiros. A imprensa local e regional e as atas da liga apontam que principalmente após a fundação da Liga Atlética da Região Mineira, em 1948, verifica-se um aumento da competitividade entre os clubes e uma consequente ampliação da capacidade de suscitar identidades antagônicas entre torcedores que tinham nas relações de trabalho suas principais comunidades de referência. Em paralelo, constata-se também um crescimento dos atos violentos praticados durante os jogos. Segundo Dunning, todos estes fatores alteram o equilíbrio entre um jogo voltado para a satisfação dos próprios jogadores ou dirigido para os espectadores, o qual está na base do processo de profissionalização do esporte. Após um período de prática do que à época foi classificado como “profissionalismo camuflado”, o regime profissional foi oficializado em 1952.

Palavras chave: Futebol, Identidade, Trabalho, Profissionalização.

Referência

MONTEIRO, Renato de Araújo. Esporte, identidade e relações de trabalho: história do processo de profissionalização do futebol em Criciúma-SC (1948-1952). 2014, São Paulo. II Simpósio Internacional de Estudos sobre futebol. Simpósio 2014.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A