Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 1809-1296

Esporte, mulheres e masculinidades

Periódico / Revista

Esporte e Sociedade

Número

n. 13

Ano

2009/2010

Ano

2009-2010

Área de concentração

Sociologia

Cidade

Rio de Janeiro

Arquivos

Resumo

O objetivo deste artigo é compreender as dificuldades de permanência de mulheres em esportes considerados masculinos. Investigamos dois grupos: o primeiro, composto de jovens do Rio de Janeiro praticantes de futebol; o segundo é representado por Ana, profissional de MMA. Realizamos entrevistas semiestruturadas. Identificamos similaridades nas trajetórias destas mulheres desde as atividades de infância, que são reafirmadas na construção da identidade atleta. A habilidade esportiva e persistência é um passaporte de aceitação neste espaço. A permanência das praticantes desperta desconfiança sobre sua orientação sexual. Em contrapartida, acionam um discurso de busca da beleza e vaidade para legitimar o espaço.

Resumo (outro idioma)

El objetivo del artículo es entender las dificultades de permanencia de mujeres en deportes considerados masculinas. Investigamos dos grupos. El primero formado por jóvenes practicantes de fútbol en Rio de Janeiro. El segundo, está representado por una professional de MMA. Realizamos entrevistas semi-estructuradas e identificamos trayectorias similares desde la infancia en la actividad física que son realirmadas en la construcción de la identidad de la atleta. La habilidad deportiva y la persistencia funciona como pasaporte para ser aceptadas en los deportes en cuestión. La permanencia de las practicantes despierta desconfianza sobre la orientación sexual que acciona un discurso de búsqueda de la belleza y de vanidad como estrategia de legitimación.

Referência

MOURA, Diego Luz; BENTO, Gilmara dos Santos; SANTOS, Felix Oliveira dos; LOVISOLO, Hugo. Esporte, mulheres e masculinidades. Esporte e Sociedade. Niterói, n. 13, 2009-2010.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A