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ISSN 2175-3369

Estratégias para incentivar o transporte não motorizado em megaeventos esportivos: o caso do estádio do Maracanã, Rio de Janeiro

Número

n. 2

Ano

2018

Volume

v. 10

Páginas

p. 357-370

Arquivos

Resumo

A fim de contribuir com a concepção de políticas de mobilidade urbana mais eficientes, foram definidas e avaliadas estratégias para promover o transporte não motorizado (principalmente a pé) nos jogos realizados no estádio do Maracanã, que possam ser replicáveis em outras instalações esportivas que fazem parte dos megaeventos no Rio de Janeiro. As estratégias foram formuladas com base em duas fontes de informações, na revisão bibliográfica e nos resultados de uma pesquisa de campo constituída por: mais de 1.000 entrevistas com os espectadores dos jogos no Maracanã durante a Copa das Confederações de Futebol 2013; grupos focais envolvendo frequentadores desse estádio; e entrevistas em profundidade. Posteriormente, especialistas da administração pública foram consultados e avaliaram tais estratégias, definindo como prioritárias aquelas referentes às melhorias na infraestrutura e nos equipamentos para pedestres e cadeirantes, bem como as campanhas de divulgação e de conscientização que incentivam o uso dos modos não motorizados e desestimulam o uso dos automóveis. As estratégias destacadas pelos especialistas se caracterizam por apresentar um menor nível de dificuldade e de custo para a sua implantação, representando uma boa opção para melhorar a qualidade urbana e promover a mobilidade sustentável.

Palavras-chave: Estratégias de transporte; Transporte não motorizado; Caminhada; Bicicleta; Megaeventos esportivos.

Abstract

Strategies to promote non-motorized transport (mainly on foot) are defined and evaluated in the games held at the Maracanã stadium. The strategies are formulated based on bibliographical review, and on the results of a field research comprising more than 1,000 interviews with spectators of the 2013 FIFA Confederations Cup games at the Maracanã, focus groups with stadium attendants, and in-depth interviews. Subsequently, public administration specialists evaluated the strategies and prioritized those related to improvements to infrastructure and facilities for pedestrians and people in wheelchairs, as well as dissemination and awareness campaigns to promote more sustainable transport alternatives. The strategies highlighted by the specialists are characterised by lower levels of complexity and cost of implementation, representing a good option to improve urban quality and promote sustainable mobility. These strategies are expected to be replicated in other sports facilities hosting mega-events in Rio de Janeiro.

Keywords: Transport strategies; Non-motorised transport; Walking; Bicycle; Mega-events.

Referência

FLóREZ, Josefina; PORTUGAL, Licinio da Silva; ESCOBAR, Nathaly. Estratégias para incentivar o transporte não motorizado em megaeventos esportivos: o caso do estádio do Maracanã, Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Gestão Urbana - urbe. Curitiba, v. 10, n. 2, p. 357-370, 2018.
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