Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 2316-932X

Fatores que influenciam a compra de produtos têxteis oficiais por torcedores de futebol de baixa renda

Número

n. 2

Ano

2013

Volume

v. 2

Área de concentração

Gestão do Esporte

Cidade

São Paulo

Páginas

p. 143-172

Arquivos

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar os principais fatores que influenciam os torcedores de baixa renda a adquirirem produtos têxteis oficiais e licenciados por um clube da elite do futebol brasileiro, aparentemente inviáveis para sua capacidade de compra. A revisão de literatura abordou o marketing no futebol brasileiro, incluindo o torcedor de futebol, licenciamento da marca, consumidores de baixa renda e artigos esportivos têxteis. Para identificarmos os principais fatores foi escolhido o método de análise conjunta, técnica estatística à qual ajuda a entender a complexidade do processo de escolha e decisão de compra dos consumidores. Foram realizadas entrevistas em profundidade com torcedores, lojistas, vendedores e pessoas com atuação no mercado esportivo. Os atributos selecionados para a análise conjunta foram preço, forma de pagamento, durabilidade e ajudar, ou não, o Clube. A pesquisa foi respondida por 149 torcedores durante a realização de dois jogos do Campeonato Brasileiro de 2012. Os resultados da análise conjunta sugerem que os principais fatores, ou atributos, que influenciam os torcedores no processo de compra são, em ordem de importância relativa, ajudar o clube, como mais importante, preço, forma de pagamento e, como menos importante, a durabilidade do produto. 

Abstract

This paper aims to identify the main factors that influence the fans, belonging to classes C and D, according to the IBGE (Brazilian Institute of Geography and Statistics) classification, to purchase official and licensed products by an elite Brazilian Football Club, apparently not feasible for their purchasing power. The literature review addressed the marketing in Brazilian football, including football fans, brand licensing, low-income consumers and textiles sporting goods. To identify the main factors the conjoint analysis method was chosen, statistical technique which helps to understand the complexity of the process of choosing and purchasing decision of consumers. Were conducted in-depth interviews with fans, retailers, salespeople, and the ones acting in the sports market. The attributes selected for the conjoint analysis were price, payment method, durability and help, or not, the Club. The survey was answered by 149 fans from classes C and D, during two matches of the 2012 Brazilian Championship. The results of conjoint analysis suggest that the main factors, or attributes, that influence the fans in the process of purchasing, in order of relative importance, helping the club, as most important, price, payment method, and as less important, durability. Our study showed that hierarchy of values was the most subjective of the attributes: to help the Club. 

Referência

BUTIER, Lucas Rial; LEVRINI, Gabriel. Fatores que influenciam a compra de produtos têxteis oficiais por torcedores de futebol de baixa renda. PODIUM: Sport, Leisure and Tourism Review. São Paulo, v. 2, n. 2, p. 143-172, 2013.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A