Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 2526-4494
Dossiê Políticas, diversidades e intolerâncias

Fidelização econômico-torcedora e laços de vinculação com o clube: uma análise dos programas sócio-torcedor cariocas

Periódico / Revista

FuLiA / UFMG

Número

n. 2

Ano

2019

Volume

v. 4

Tema

Dossiê Políticas, diversidades e intolerâncias

Páginas

p. 25-42

Arquivos

Resumo

As formas de torcer podem ser manifestadas por meio de diversas atitudes, assim como através de distintos laços com o clube. Em meio ao atual projeto modernizador do futebol verifica-se a tendência a elitização dos estádios, elevação do valor do ingresso e conversão do torcedor em espectador ou consumidor. Uma das faces desse projeto é o mecanismo de fidelização torcedora: os programas de sócio-torcedor. Essa fidelização, de modo específico, é um fenômeno que responde a diversas motivações, racionais ou não. Assim, o objetivo do artigo é compreender os motivadores para a adesão, suas vantagens e desvantagens. Mais ainda, é pretendido avaliar diferenças no torcer e no relacionamento com outros indivíduos e grupos. O foco pesquisado são os programas atuais dos quatro grandes clubes de futebol do Rio de Janeiro. Metodologicamente, o trabalho conta com entrevistas qualitativas e análise dos discursos oficiais dos clubes e movimentos para a associação.

PALAVRAS-CHAVE: Futebol; Sócio-torcedor; Modernização; Torcidas.

Abstract

Ways of cheering can be expressed through various attitudes, as well as through different ties to the club. In the midst of the current football modernization project, there is a tendency to elitize the stadiums, increase the value of the ticket and convert the fans into spectators or consumers. One of the faces of this project is the fanning loyalty mechanism: the supporter partner programs. This loyalty, in a specific way, is a phenomenon that responds to several motivations, rational or not. Thus, the purpose of the article is to understand the motivators for membership, its advantages and disadvantages. Moreover, it is intended to assess differences in twisting and relationship with other individuals and groups. The focus researched are the current programs of the four major football clubs in Rio de Janeiro. Methodologically, the work counts on qualitative interviews and analysis of the official speeches of the clubs and movements for the association.

KEYWORDS: Football; Support Partner Programs; Modernization; Supporters.

Referência

MEDEIROS, Jimmy; GUEDON, Philippe. Fidelização econômico-torcedora e laços de vinculação com o clube: uma análise dos programas sócio-torcedor cariocas. FuLiA / UFMG. Belo Horizonte, v. 4, n. 2, p. 25-42, 2019.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A