Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Congresso

Folkmarketing no ABC Futebol Clube: apropriações dos elementos da cultura popular e do folclore em ações de marketing

Ano

2015

Tema

Congresso

Nome do congresso

XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação

Edição do Congresso

2015

Cidade

Rio de Janeiro

Páginas

p. 1-12

Arquivos

Resumo

O ABC Futebol Clube é o time com a maior torcida do Rio Grande do Norte e se encontra entre os 40 melhores do Brasil, já que participa da segunda divisão do Campeonato Brasileiro de futebol. A equipe utiliza ações de marketing esportivo para encontrar novas formas de aumentar sua receita e se conectar cada vez mais com o seu torcedor, inclusive através do uso de elementos da cultura popular e do folclore local. Nesse contexto, o presente texto tem por objetivo verificar o uso das ações de marketing praticadas pelo ABC Futebol Clube no contexto do folkmarketing. Através da análise de conteúdo da entrevista realizada com o responsável pelo departamento de marketing do ABC, percebe-se que a equipe e um de seus patrocinadores já exploram de forma eficiente as ações de folkmarketing.
Palavras-chave: marketing esportivo; marca; folkmarketing; clube.

Referência

RODRIGUES, Kaline; ARAúJO, Allyson Carvalho de. Folkmarketing no ABC Futebol Clube: apropriações dos elementos da cultura popular e do folclore em ações de marketing. 2015, Rio de Janeiro. XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Congresso 2015.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A