O que se pesquisa sobre o futebol no ambiente acadêmico e quais as contribuições da graduação em Educação Física na formação de treinadores são fatores relevantes na busca de uma consolidação do ingresso de profissionais na atuação com a modalidade. Buscando encontrar respostas se desenvolve este estudo com o objetivo geral de analisar quais as contribuições das pesquisas científicas e da formação inicial em Educação Física para a atuação profissional no futebol. No âmbito específico os objetivos foram: (1) mapear as publicações referentes à formação de treinadores no contexto do futebol e (2) identificar por meio de análise documental quais as contribuições da formação inicial em Educação Física para a atuação profissional no futebol. Desta maneira foram desenvolvidos 2 artigos. O primeiro se refere ao objetivo 1 e consistiu em uma revisão sistemática que analisou as publicações referentes ao período dos últimos dez anos com relação ao tema da formação de treinadores para a atuação profissional no contexto do futebol. As buscas foram realizadas no Portal de Periódicos da CAPES, nas bases eletrônicas Scientific Electronic Library Onlien (SCIELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal (REDALYC). Inicialmente foram identificados 43 estudos e ao aplicar os critérios de inclusão e exclusão restaram 5. Dentre estes estudos 3 (60%) deles investigaram questões relacionadas à formação e aprendizagem dos treinadores, 1 (20%) refere-se à questões de atuação e intervenção e 1 (20%) refere-se tanto à aspectos de formação e aprendizagem quanto à atuação e intervenção. Concluiu-se que o número de produções científicas referentes ao tema da formação e atuação de treinadores de futebol é pequeno. Esta escassez de estudos pode ser um dos fatores que contribuem para que pessoas sem formação alguma e, muitas vezes, apenas com a experiência de ter sido jogador, atuem como treinadores de futebol. O segundo artigo, relativo ao objetivo 2 consistiu em uma análise documental dos projetos políticos pedagógicos, dos programas e das ementas das disciplinas de cursos de formação inicial de Educação Física bacharelado de oito universidades públicas do Estado do Paraná, averiguar e caracterizar as contribuições que este tipo de formação pode promover na atuação de treinadores de futebol, criando para isso e com base em diferentes autores, onze categorias de conhecimentos inerentes à formação e atuação destes profissionais. Os resultados encontrados mostram que em todas as instituições investigadas são encontradas disciplinas relacionadas à maior parte das categorias de conhecimento estabelecidas. Com isso conclui-se que devido, sobretudo, a seu caráter multidisciplinar, a Educação Física continua a contribuir de maneira importante com a formação de treinadores de futebol.
Palavras-Chave: Educação Física. Currículos. Formação inicial. Futebol. Treinadores.