Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 2526-4494
Dossiê Políticas, diversidades e intolerâncias

Fútbol callejero: um olhar para os processos educativos

Periódico / Revista

FuLiA / UFMG

Número

n. 2

Ano

2019

Volume

v. 4

Tema

Dossiê Políticas, diversidades e intolerâncias

Páginas

p. 43-60

Arquivos

Resumo

Este estudo foi realizado no projeto de extensão “Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer – Mais Que Futebol (VADL-MQF)”, com o objetivo de analisar, compreender e descrever os processos educativos que decorrem das relações estabelecidas durante as vivências com o fútbol callejero no projeto de extensão “VADL – MQF”. O fútbol callejero propõe regras que o torna diferente do futebol convencional: nas equipes meninas e meninos jogam juntos, não participam árbitros(as) e as partidas se dividem em três tempos. No primeiro tempo, as equipes estabelecem as regras do jogo em conjunto e de maneira consensual, no segundo tempo se joga a partida e no terceiro, todos(as) os(as) jogadores(as) dialogam sobre o desenvolvimento do jogo e se houve respeito às regras acordadas mutuamente. Durante os três tempos o(a) mediador(a) participa facilitando o diálogo e a interação entre as equipes. A pesquisa foi desenvolvida a partir da perspectiva qualitativa, durante a intervenção foram observados quatro encontros entre abril e maio de 2018, de uma turma do período das manhãs de quinta-feira, anotando todas as informações relevantes num diário de campo. Para estabelecer uma compreensão dos dados coletados e anotações sistemáticas registradas em diários de campo, organizamos categorias temáticas. A partir da análise emergiram duas categorias, a saber: a) “Faustinho perguntou” e b) “Ah é bom porque aqui é o único lugar que não somos julgadas por não saber jogar, que nos dão atenção e nos ensinam”.

PALAVRAS-CHAVE: Fútbol callejero; Processos educativos; Atividades de Extensão.

Abstract

This study was accomplished in the extension project “Experiences in Diversified Leisure Activities – More Than Football (VADL-MQF)”. The purpose of this study is the analyze, comprehend and describe the educational processes that result from the relationships established during the experiences with fútbol callejero (FC) in the extension project “VADL – MQF”. The FC proposes rules that differs from conventional football such as girls and boys playing together, the absence of referees and three-set matches. In the first set the teams establish the rules of the game together and consensually, in the second set the game is played and in the third set all players gather to talk about the development of the game, checking if the rules mutually agreed during the first set were followed. During all sets the mediator take part in order to promote dialogue and interaction between the teams. The research was developed from a qualitative perspective, during the intervention four meetings were observed between April and May 2018 from a group of Thursday mornings, recording all the relevant information in a field journal. To establish a comprehension of the collected data and systematic notes from the field journal, we organized thematic categories. From the analysis emerged two categories, namely: a) “Faustinho asked” and b) “Ah it is good because this is the only place that we are not judged for not knowing how to play, that we are payed attention and taught to”.

KEYWORDS: Fútbol callejero; Educational process; Extension Project.

Referência

VAROTTO, Nathan Raphael; SOUZA JúNIOR, Osmar Moreira. Fútbol callejero: um olhar para os processos educativos. FuLiA / UFMG. Belo Horizonte, v. 4, n. 2, p. 43-60, 2019.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A