Biblioteca

Seja um dos 13 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 2178-5945

Fútbol callejero: uma alternativa pedagógica para as aulas de Educação Física Escolar

Periódico / Revista

Corpoconsciência

Ano

2023

Volume

v. 27

Páginas

p. e16460

Arquivos

Resumo

No contexto do futsal nas escolas de Educação Básica, frequentemente associamos sua prática ao aspecto esportivo/midiático difundido na mídia. Ao abordar essa questão no ambiente escolar, é crucial discutir e vivenciar as diversas possibilidades da prática do futsal, descobrindo outras possibilidades de jogá-lo. Com essa intencionalidade, apresentamos o relato de experiência em uma escola de Ensino Técnico Integrado ao Nível Médio, que explorou a prática do futsal, utilizando-se da metodologia do fútbol callejero. A trajetória metodológica envolveu questionários com perguntas abertas e fechadas e diários de campo, com análise fenomenológica. Destacamos aspectos positivos mobilizados na prática, como a interação e a sociabilidade entre os alunos e alunas, favorecendo o diálogo dentro e fora da quadra, criando regras e possibilidades de praticar o futsal. Entre os/as participantes, foi destacada a relevância da prática dos princípios basilares do fútbol callejero (respeito, solidariedade e companheirismo), para a formação integral.

Palavras-chave: Fútbol Callejero, Formação Humana, Ensino

Resumo (outro idioma)

En el contexto del fútbol sala en las escuelas de Educación Básica, a menudo asociamos su práctica con el aspecto deportivo/mediático difundido en los medios de comunicación. A la hora de abordar este tema en el ámbito escolar, es crucial discutir y experimentar las diversas posibilidades de practicar el fútbol sala, descubriendo otras posibilidades de jugarlo.Con esta intencionalidad, presentamos el relato de experiencia en una escuela de Educación Técnica Integrada al Liceo, que exploró la práctica del futsal, utilizando la metodología del fútbol callejero. La trayectoria metodológica incluyó cuestionarios con preguntas abiertas y cerradas y diarios de campo, con análisis fenomenológico.Destacamos aspectos positivos movilizados en la práctica, como la interacción y sociabilidad entre los estudiantes, favoreciendo el diálogo dentro y fuera de la cancha, creando reglas y posibilidades para practicar fútbol sala. Entre los participantes se destacó la relevancia de la práctica de los principios básicos del fútbol callejero (respeto, solidaridad y compañerismo) para la formación integral.

Palabras clave: Fútbol Callejero; Formación Humana; Enseñanza.

Abstract

In the context of futsal in Basic Education schools, we often associate its practice with the sporting/media aspect disseminated in the media. When addressing this issue in the school environment, it is crucial to discuss and experience the various possibilities of practicing futsal, discovering other possibilities of playing it.With this intentionality, we present the experience report in a school of Technical Education Integrated to the High School, which explored the practice of futsal, using the methodology of fútbol callejero. The methodological trajectory involved questionnaires with open and closed questions and field diaries, with phenomenological analysis.We highlight positive aspects mobilized in practice, such as interaction and sociability between students, favoring dialogue on and off the court, creating rules and possibilities to practice futsal. Among the participants, the relevance of the practice of the basic principles of fútbol callejero (respect, solidarity and companionship) for integral formation was highlighted.

Keywords:Fútbol Callejero; Human Formation; Teaching.

Referência

CAVALHEIRO, Claudionor Nunes; REVERDITO, Riller Silva. Fútbol callejero: uma alternativa pedagógica para as aulas de Educação Física Escolar. Corpoconsciência. Cuiabá, v. 27, p. e16460, 2023.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A