Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 2238-0000

Fútbol e identidad en Chile: las transmisiones televisivas

Periódico / Revista

Revista da ALESDE

Número

n. 1

Ano

2012

Volume

v. 2

Área de concentração

Educação Física

Cidade

Curitiba

Páginas

p. 4-16

Arquivos

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada sobre as transmissões televisivas das partidas da seleção chilena de futebol no processo de classificação para a Copa do Mundo da África do Sul em 2010. No marco daquilo que se tem chamado de futebol midiatizado, tais transmissões reforçam um discurso sobre a identidade nacional, de matriz de sentido conservador, que aponta a sustentar a possibilidade de vigência de essências nacionais no contexto da midiatização e globalização. Tal operação discursiva está articulada e orientada a partir dos interesses econômicos e de mercado que hegemonizam atualmente a indústria do futebol em nível mundial e regional. 

Resumo (outro idioma)

El artículo presenta los resultados de una investigación realizada sobre las transmisiones televisivas de los partidos de la Selección chilena de fútbol en el proceso de clasificación al Mundial de Sudáfrica 2010. En el marco de lo que se ha llamado fútbol mediatizado, dichas transmisiones refuerzan un discurso sobre la identidad nacional, de matriz de sentido conservador, que apunta a sostener la posibilidad de la vigencia de esencias nacionales en el contexto de la mediatización y la globalización. Dicha operación discursiva está articulada y orientada desde los intereses económicos y de mercado que hegemonizan actualmente la industria del fútbol a nivel mundial y regional. 

Abstract

The article presents the results of an investigation carried out on television broadcasts of the Chilean national football team matches in the process of classification to 2010 World Cup in South Africa. In the framework of what has been called mediatized football, such transmissions reinforce a discourse on national identity, in a conservative matrix sense, pointing to the possibility of the validity of national essences in the context of the mediatization and globalization. Such discursive operation is articulated and geared to economic interests and market that are currently the hegemonic character of the industry of football at global and regional levels. 

Referência

A., Eduardo Santa Cruz. Fútbol e identidad en Chile: las transmisiones televisivas. Revista da ALESDE. Curitiba, v. 2, n. 1, p. 4-16, 2012.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A