Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 2462-845X

Fútbol y empoderamiento de la Mujer: Sistematización de experiencia

Periódico / Revista

Lúdica Pedagógica

Número

n. 38

Ano

2023

Volume

v. 1

Páginas

p. 1–22

Arquivos

Resumo

Esta investigação realiza-se no âmbito do Convénio 544 de 2022 assinado entre o Fundo de Desenvolvimento Local de Suba e a Universidade Pedagógica Nacional no âmbito das iniciativas de participação cidadã do ano 2022. O artigo resultante da investigação sistematiza a experiência de implementação do evento : “Mulheres empoderadas pelo futebol”, uma das estratégias vencedoras dos orçamentos participativos, desenvolvida com jogadoras de futebol locais; coloca em tensão os discursos sobre as mulheres no desporto, as barreiras de género e a inclusão, com iniciativas de formação comunitária e ações governamentais que procuram reivindicar direitos, como se infere dos termos de referência da iniciativa em questão. Metodologicamente, situa-se no modelo de pesquisa “Sistematização de Experiências”, entendido como um processo hermenêutico, planejado e organizado, que recupera e reconstrói logicamente uma experiência significativa para compreender por que e como aconteceu, o que é ensino e o que é a experiência capaz. de ser replicado. Os sujeitos participantes incluem 198 atletas do sexo feminino, com idades entre 13 e 59 anos, 4 professores da UPN e 12 monitores (alunos da Universidade Pedagógica Nacional e lideranças comunitárias). Os resultados sugerem que a sistematização da experiência tem grande potencial para compreender iniciativas locais; que eventos orientados para um determinado setor não significam necessariamente uma ação diferenciada; e que o empoderamento das mulheres deve continuar a ser fortalecido nos sentidos prático e filosófico, ultrapassando a sua abordagem activista.

Palavras-chave: Sistematização, Vivências, Empoderamento Feminino, Mulheres e futebol.

Resumo (outro idioma)

La presente investigación se realiza en el marco del Convenio 544 de 2022 subscrito entre el Fondo de Desarrollo Local de Suba y la Universidad Pedagógica Nacional como parte de las iniciativas de participación ciudadana del año 2022. El artículo resultado de investigación sistematiza la experiencia de implementación del evento: “Mujeres empoderadas por el fútbol”, una de las estrategias ganadoras de los presupuestos participativos, desarrollada con mujeres futbolistas de la localidad; pone en tensión los discursos sobre mujer en el deporte, las barreras de género y la inclusión, con las iniciativas de formación comunitaria y acciones gubernamentales que pretenden la reivindicación de derechos, según se infiere de los términos de referencia de la iniciativa en mención.  Metodológicamentese ubica en el modelo de investigación “Sistematización de Experiencias”, entendido como un proceso hermenéutico, planeado y organizado, que recupera y reconstruye de forma lógica una experiencia significativa para entender por qué y cómo aconteció, qué enseñanza y qué de la experiencia es susceptible de ser replicada. Los sujetos participantes incluye 198 mujeres deportistas, con edades que oscilan entre los 13 y 59 años,  4 docentes de la UPN y 12 monitores (estudiantes de la universidad pedagógica Nacional y líderes comunitarios). Los resultados sugieren que la sistematización de experiencia tiene un gran potencial para entender las iniciativas locales; que los eventos orientados a un sector en particular, no necesariamente significan una acción diferencial; y que el empoderamiento de la mujer debe seguirse fortaleciendo en sentidos prácticos y filosóficos superando su enfoque activista.

Palabras clave: Sistematización, Experiencia, Empoderamiento de la mujer, mujer y fútbol.

Abstract

This research is carried out within the framework of Agreement 544 of 2022 signed between the Suba Local Development Fund and the National Pedagogical University as part of the citizen participation initiatives of the year 2022. The paper resulting from the research systematizes the experience of implementing the event: “Women empowered by soccer”, one of the winning strategies of participatory budgets, developed with local women soccer players; puts into tension the discourses about women in sport, gender barriers and inclusion, with community training initiatives and government actions that seek to claim rights, as inferred from the terms of reference of the initiative in question. Methodologically, it is located in the research model “Systematization of Experiences”, understood as a hermeneutic, planned and organized process, which logically recovers and reconstructs a significant experience to understand why and how it happened, what teaching and what the experience capable of being replicated. The participating subjects include 198 female athletes, ranging in age from 13 to 59 years, 4 UPN teachers and 12 monitors (students from the National Pedagogical University and community leaders). The results suggest that the systematization of experience has great potential to understand local initiatives; that events oriented to a particular sector do not necessarily mean a differential action; and that women’s empowerment must continue to be strengthened in practical and philosophical senses, surpassing its activist approach.

Keywords: Systematization, Experiences, Women’s Empowerment, Women and soccer.

Referência

CAMELO, Víctor Hugo Durán; FRANCO, Ingrid Patricia Fonseca. Fútbol y empoderamiento de la Mujer: Sistematización de experiencia. Lúdica Pedagógica. v. 1, n. 38, p. 1–22, 2023.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A