A prática dos meios de comunicação está cada vez mais relacionada à divulgação do esporte e a construção da espetacularização dos eventos esportivos nos media, por diversas oportunidades, serve a esse propósito. O estudo da notícia é uma das maneiras de analisar as motivações da atuação nos media, por isso, inserida nas Ciências da Comunicação, entendeu-se a necessidade de uma investigação apurada da relação entre futebol, megaeventos, media e jornalismo brasileiro. Entende-se que não se pode marginalizar a responsabilidade do jornalismo de prezar pelo interesse público e pela sintonia das editorias (temas). Da mesma forma, quando há uma espetacularização das competições esportivas e com deturpação, consequentemente, do “valor-notícia” (news values) em prol de interesses diferentes do jornalismo ético. Desse modo, esta pesquisa discute como o futebol assume um papel de protagonismo no telejornalismo brasileiro, especificamente durante a Copa do Mundo de Futebol, com interferência direta na pauta televisiva brasileira. O trabalho investiga como o megaevento afeta a produção telejornalística no Brasil e detalha a maneira com a qual o evento esportivo é noticiado. Investigou-se, portanto, como o telejornalismo transforma um megaevento esportivo em acontecimento jornalístico, a partir da análise de um dos telejornais mais tradicional e de maior audiência no Brasil, o Jornal Nacional (Rede Globo de Televisão), utilizando-se dos critérios de noticiabilidade. Como metodologia de pesquisa optou-se pelaAnálise de Conteúdo e os resultados constataram a preferêcia exacerbada pela Copa do Mundo e o uso do megaevento como um verdadeiro valor-notícia.
PALAVRAS-CHAVE: Telejornalismo; Copa do Mundo FIFA; Critérios de noticiabilidade; Análise de Conteúdo; Jornal Nacional.