Resumo
O objetivo do presente estudo foi analisar a construção cultural do corpo feminino e verificar os preconceitos associados às questões de gênero quando o assunto é a prática do futebol feminino no Brasil. Para isto, levantou-se uma pesquisa bibliográfica de forma simples e objetiva percorrendo publicações acadêmicas nas temáticas, corpo, gênero e futebol. Optamos por discutir a condição dessa prática esportiva no âmbito escolar e a função mediadora do professor de Educação Física como um agente social e transformador dentro do contexto pedagógico.
Abstract
The goal of this present study was to analyze the feminine”s body cultural construction ad verify the preconceptions associates to question on the sort question when the subject is the practical of feminine soccer in Brazil. For this, a bibliographical research of simple and objective form was arisen covering academic publications in the thematic body, gender and soccer. We chose to discuss the condition of this sport practical in the scholar”s ambit and the function of the teacher of Physical Education as a transforming social agent inside of the pedagogical context.
Referência
VIANA, Aline Edwiges dos S.. Futebol: das questões de gênero à prática pedagógica.
Conexões. Campinas, v. 6, p. 640-648, 2008.