Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISBN 8598981214
Pedagogia

Futebol e futsal

Possibilidades e limitações da prática pedagógica em escolinhas
Ano

2005

Tema

Pedagogia

Área de concentração

Educação Física

Cidade

Chapecó

Páginas

292

Editora

Argos

Sinopse

Ao refletir sobre a forma como o esporte é desenvolvido e percebe-se um forte elo entre o esporte veiculado pelos meios de comunicação e a prática pedagógica, principalmente em espaços contextuais destinados ao ensino do esporte em momentos fora do período escolar. Estes espaços usualmente são chamados de escolinhas ou escolas de esportes. Observamos nestes espaços que o esporte é utilizado muito mais como um fim em si mesmo do que como um meio educativo, já que não raro nos deparamos com situações de treinamento de crianças para competições diversas, cujo objetivo maior se torna representar a escolinha ou clube (ou mesmo a escola) de forma vitoriosa, sem necessariamente levar em consideração os aspectos mais amplos que permeiam a prática esportiva e transcendem o caráter instrumental do esporte.

Sumário

Sumário

Apresentação, 13
Considerações iniciais, 17

Alguns olhares acerca do campo de jogo, 21
Reflexões sobre a pedagogia, o esporte e a Educação Física, 24
Do jogo de bola ao mercado das escolinhas – alguns caminhos do futebol e do futsal, 41
Os caminhos da instrumentalização – o jogo fica sério, 58

Estruturação das sessões de treinamento técnico-tático nos escalões de formação do futsal, 97
Contextualizando o problema, 97
Procedimentos metodológicos, 101
Uma análise acerca da estrutura das sessões de treinamento em equipes de futsal pré-mirim e mirim, 105
Algumas considerações e sugestões acerca do processo de treinamento das categorias pré-mirim e mirim, 127

A prática pedagógica em escolinhas de futebol/futsal – possíveis perspectivas de superação, 133
Construindo a problemática de pesquisa, 133
Definindo os caminhos do processo, 135
Reflexões a partir da leitura e compreensão de contextos de ação específicos, 146
Para um novo papel das escolinhas de futebol e futsal: primeiros passos, 188

Considerações para um novo (re)começar, 207

Referências, 213

 

Referência

REZER, Ricardo; SAAD, Michel Angillo. Futebol e futsal: Possibilidades e limitações da prática pedagógica em escolinhas. Chapecó: Argos, 2005.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A