Para começar uma discussão a respeito do futebol é preciso dizer que este é o esporte mais popular do mundo, já é um veiculo de massa, um dos aparatos da indústria cultural e uma grande forma de comunicação. Podemos dizer sem sombra de dúvidas que o futebol é o esporte mais global que existe. Em países com diferentes níveis de desenvolvimento, como por exemplo, Inglaterra e Brasil, com diferentes influências religiosas, como Japão e Arábia Saudita, diferentes tipos de urbanização ou formação da população, como China e Uruguai, esta modalidade é motivo de paixão na maior parte dos países do mundo. Podemos tentar explicar essa popularidade pela relativa simplicidade no que diz respeito às regras a serem seguidas e as pelas poucas necessidades em termos de material, o que faz com que a grande parte do público tenha partilhado a mesma experiência. Dessa maneira, o público pode entender mais fácilmente o jogo e as partidas, e os seus praticantes podem jogá-lo sem serem necessários muitos recursos. Além disso, a participação no jogo se estende a qualquer biótipo, magro, alto, baixo, com pernas tortas, todos podem ser jogadores de futebol. Isto é um jogo com potencialidades universalizantes e globais. Além de sua relevância social, o futebol tornou-se grande objeto de estudo. Porque por meio dele podemos ver relações de poder, significação de símbolos, a articulação de discursos, ou simplesmente uma questão estética. O futebol é um grande instrumento da comunicação de massa e actua, hoje, na vanguarda da sociedade do espectáculo. A globalização, que vem ajudando a modificar muitos paradigmas ao redor do mundo não é indiferente ao futebol, na verdade a FIFA já via esse potencial global do futebol desde a década de 70, e essas transformações que estão acontecendo mudam a forma do torcedor se relacionar com a equipe de afinidade. Embora a FIFA enxergasse a mundialidade do futebol, as seleções nacionais são o lugar onde ainda se encontram os maiores traços de tradição, enquanto os grandes clubes se comportam de maneira semelhante a grandes empresas multinacionais. Por conta disso, o presente trabalho tem como intenção avaliar quais as tensões entre modernidade e tradição no âmbito do futebol e como ele é gerador de manifestações identitárias num mundo globalizado.