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ISSN 2236-3637

Futebol e mídia: os direitos de transmissão no território brasileiro

Número

n. 2

Ano

2022

Volume

v. 12

Páginas

p. 305–319

Arquivos

Resumo

Diante dos desafios que envolvem o futebol e a mídia, suas relações intrínsecas e mantenedoras, assim como o papel da ideologia e do poder econômico, buscamos entender as dinâmicas atuais da sociedade e do território. A partir da teoria acumulada sobre o espaço geográfico, sobretudo na obra de Milton Santos, abordaremos alguns aspectos relativos aos direitos de transmissão do futebol no Brasil. Considerando a exibição via TV aberta, fechada e plataformas digitais, detemo-nos a analisar os torneios europeus (Champions League e Europa League), sul-americanos (Copa Libertadores da América e Copa Sul-Americana), nacionais (Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil), regionais (Copa do Nordeste e Copa Verde), estaduais e de seleções (Copa do Mundo, Copa América e Eurocopa).

Palavras-chave: direitos de transmissão, futebol, mídia, território, Brasil

Resumo (outro idioma)

Frente a los desafíos que involucran al fútbol y los medios de comunicación, sus relaciones intrínsecas ysustentadoras, así como el papel de la ideología y el poder económico, buscamos comprender lasdinámicas actuales de la sociedad y el territorio. Con base en la teoría acumulada sobre el espaciogeográfico, especialmente en la obra de Milton Santos, abordaremos algunos aspectos relacionados conlos derechos de transmisión del fútbol en Brasil. Considerando la transmisión por TV abierta y por cable yplataformas digitales, analizamos las europeas (Champions League y Europa League), sudamericanas (CopaLibertadores da América y Copa Sudamericana), nacionales (Campeonato Brasileiro y Copa do Brasil),regionales (Copa do Nordeste y Copa Verde), estatal y selección (Mundial, Copa América y Eurocopa).

PALABRAS CLAVE:derechos de transmisión, fútbol, medios, territorio, Brasil

Abstract

Faced with the challenges involving football and the media, their intrinsic and sustaining relationships, aswell as the role of ideology and economic power, we seek to understand the current dynamics of societyand territory. Based on the accumulated theory on geographic space, especially in the work of MiltonSantos, we will address some aspects related to football broadcasting rights in Brazil. Consideringbroadcasting via open and cable TV and digital platforms, we analyzed the European (Champions Leagueand Europa League), South American (Copa Libertadores da América and Copa Sudamericana), national(Campeonato Brasileiro and Copa do Brasil), regional (Copa do Nordeste and Copa Verde), state andselection (World Cup, Copa America and Eurocopa).

KEYWORDS:broadcasting rights, football, media, territory, Brazil

Referência

FERNANDES, Iago Vernek. Futebol e mídia: os direitos de transmissão no território brasileiro. Boletim Campineiro de Geografia. Campinas, v. 12, n. 2, p. 305–319, 2022.
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