Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 1605-4806

Futebol, mídia e interações sociais entre torcedores no Brasil: um estudo etnográfico

Periódico / Revista

Razón y Palabra

Número

n. 69

Ano

2009

Área de concentração

Comunicação

Cidade

Cidade do México

Arquivos

Resumo

Este artigo analisa alguns aspectos das interações sociais entre torcedores de futebol a partir de uma pesquisa etnográfica em bares onde são assistidas coletivamente partidas de futebol na região metropolitana de Porto Alegre. A dimensão midiática deste fenômeno permite pensar em outras apropriações dos fatos do jogo pelos torcedores, muito diferentes daquelas ocorrentes em estádios de futebol. Entre as modalidades de interação que ocorrem nesses locais, são destacadas a presença no setting como performance, os desafios verbais entre participantes e a teatralização jocosa ali ocorrente, enquadrando estes aspectos no fenômeno mais abrangente a que denomino “relações jocosas futebolísticas”.

Referência

GASTALDO, Édison. Futebol, mídia e interações sociais entre torcedores no Brasil: um estudo etnográfico. Razón y Palabra. Cidade do México, n. 69, 2009.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A