Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Mestrado

Futebol moderno em campo

As mudanças sociais do futebol e seus efeitos na contemporaneidade
Ano

2022

Faculdade/Universidade

Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista

Orientador(a)

Milton Lahuerta

Co-rientador

João Mauro G.V de Carvalho

Tema

Mestrado

Área de concentração

Mestrado em Sociologia

Páginas

124

Arquivos

Resumo

O principal objetivo dessa pesquisa consiste em dotar de sentido sociológico a categoria de “futebol moderno”, investigando quais mudanças sociais poderiam ter impactado o futebol fora e dentro de campo. O método adotado foi a hermenêutica objetiva, usado para a análise de duas entrevistas feitas pelo periódico El País com Ralf Rangnick e César Luis Menotti. As análises com a hermenêutica objetiva estarão presentes no segundo capítulo. No primeiro capítulo, apresentou-se a relação entre a formação social da modernidade e o surgimento das modalidades esportivas, assim como a transição histórica dos jogos de bola (denominados como “futebol pré-moderno”) para o nascimento do futebol na sociedade moderna. Em seguida, foram abordadas as transformações na economia política da indústria do futebol e a oposição militante feita por parcela das torcidas dos clubes que popularmente foi alcunhado como “futebol moderno”. Após a apresentação das análises elaboradas a partir da hermenêutica objetiva, as mudanças estruturais da sociedade moderna e capitalista foram discutidas para verificar quais condicionantes sociais poderiam se relacionar com a forma como o futebol é jogado na contemporaneidade. Por fim, a partir do princípio racionalizador e do acaso do jogo, que seriam imanentes ao futebol, abordou-se o que denominamos como “aceleração social do futebol”, enquanto tendência hegemônica da prática do futebol contemporâneo.

Palavras-chave: futebol moderno; modernidade; racionalização; aceleração social.

Resumo (outro idioma)

El principal objetivo de esta investigación consiste en dar sentido sociológico a la categoría de “fútbol moderno”, investigando qué cambios sociales pudieron haber impactado al fútbol fuera y dentro del campo. El método adoptado fue la hermenéutica objetiva, utilizado para el análisis de dos entrevistas realizadas por el periódico El País a Ralf Rangnick e César Luis Menotti. Los análisis con la hermenéutica objetiva estarán presentes en el segundo capítulo. En el primer capítulo se presentó la relación entre la formación social de la modernidad y el surgimiento del deporte, así como la transición histórica desde los juegos de pelota (llamados “fútbol prémoderno”) hasta el nacimiento del fútbol en la sociedade moderna. En seguida, se abordaron las transformaciones en la economía política de la industria del fútbol y la oposición militante realizada por parte de la afición de los clubes al que popularmente se apodó como “fútbol moderno”. Después de la presentación de los análisis elaborados a partir de la hermenéutica objetiva, se discutieron los câmbios estructurales de la sociedad moderna y capitalista para verificar qué condiciones sociales podrían estar relacionadas con la forma de jugar al fútbol en la contemporaneidad. Finalmente, partiendo del principio racionalizador y del engano del juego, que serían inmanentes al fútbol, abordamos lo que denominamos “aceleración social del fútbol”, como tendencia hegemónica en la práctica futbolística contemporánea.

Palabras-claves: fútbol moderno; modernidad; racionalización; aceleración social.

Sumário

Introdução, 10

1. Futebol e sociedade, 15
1.1 A origem do esporte e a transição do “futebol pré-moderno” para o “futebol moderno”, 15
1.2 A nova economia política da indústria do futebol, 26
1.3 “Ódio eterno ao futebol moderno”, 44

2. O futebol moderno entra em campo, 48
2.1 Rangnick e a racionalização do futebol, 48
2.1 Menotti e a formação para a autonomia, 61

3. Aceleração social do futebol, 85
3.1 Aceleração social e a performance como valor em si mesmo, 85
3.2 “Modelo de negócio” x “Sentido de pertencimento”, 92
3.3 “On fire” x “Amor da sua vida”, 99

Considerações finais, 117
Referências bibliográficas, 122

Referência

SILVA, João Túbero Gomes da. Futebol moderno em campo: As mudanças sociais do futebol e seus efeitos na contemporaneidade. 2022. 124 f. Mestrado (Mestrado em Sociologia) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2022.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A