Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Simpósio

Futebol o mais atrasado dos esportes: futebol e educação

Ano

2018

Tema

Simpósio

Nome do congresso

lll Simpósio Internacional de Estudos sobre Futebol

Cidade

São Paulo

Páginas

p. 1-14

Arquivos

Resumo

Na atualidade, o que importa é o poder da comunicação, onde o termo chamativo, a tal da palavra-chave, é que motiva a visibilidade na mídia, no Youtube, ou em um E-book, despertando o seu interesse. E, foi o que motivou a escolha deste título, por provocar visibilidade ao real problema do atraso nas regras do futebol, reforçando que por ter a sua última alteração ocorrida ainda em 1925, e por isso, agora em 2025, completará o seu “Centenário no Atraso”.
Permita-me um adendo:
Esta iniciativa foi motivada pelo fato da FIFA, ter-se apoderado do futebol, e ao transformá-lo em produto e negócio, vende os eventos como a Copa do Mundo e os outros, faturando milhões sem se preocupar com a qualidade das disputas e muito menos por seus graves problemas dentro e fora do campo de jogo.
E, ao ver anunciado pela FIFA, o plano: “O futuro do futebol, 2017/2022”, onde nada tratava de regras e de suas necessidades de atualização, apenas da introdução do VAR (ou seja, de forma forçada, colocam o carro na frente dos bois).
Então resolvi reiniciar este trabalho reafirmando o alerta, de o eterno atraso nas regras ser o seu maior problema, e com a introdução do VAR, este suposto ar de modernidade não resolverá o atraso nas regras na disputa dentro do campo, que ao permanecer, o VAR pode até aumentar com mais confusão.
Em busca de visibilidade e envolvimento do público esportivo, iniciei vídeos no Youtube e na fan page (com a página Prof Borsari), onde numa sequência inicial de 18 vídeos estimulei a participação de potenciais interessados com testes motivadores, a apontarem os principais problemas que afetam a disputa dentro do campo de jogo.

Referência

BORSARI, José Roberto. Futebol o mais atrasado dos esportes: futebol e educação. 2018, São Paulo. lll Simpósio Internacional de Estudos sobre Futebol. Simpósio 2018.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A