Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISBN 857496090X

Futsal

apontamentos pedagógicos na iniciação e na especialização
Ano

2004

Área de concentração

Educação Física

Cidade

Campinas

Páginas

158

Editora

Autores Associados

Sinopse

Este livro do professor Wilton é de grande importância para a educação física brasileira porque trata de um dos seus conteúdos mais praticados e porque é composto por textos pedagógicos inéditos. A obra contribui muito de um modo geral para a pedagogia do esporte, e especificamente para o futsal.

A educação física, a pedagogia do esporte e o futsal constituem-se como áreas de estudo (conhecimento) da cultura corporal de movimento e estabelecem entre si inter-relações. Nas duas primeiras áreas o futsal é um dos seus conteúdos e o esporte futsal necessita da educação física para ser aprendido e democratizado no ambiente escolar, e da pedagogia do esporte enquanto uma área de estudos do como ensinar esporte.

O Wilton neste livro nos apresenta a sua compreensão e proposta metodológica para o ensino do futsal, seja no ambiente de ensino formal ou não-formal, pois para ele a criança deve ser tratada como criança em qualquer ambiente, assim como o pré-adolescente e o adolescente merecem um tratamento adequado às suas faixas etárias independentemente de onde aprendam futsal.

A educação física acostumou-se ao longo das décadas de 1970 e 1980 com os manuais de ensino dos esportes coletivos, produção comum e em larga escala nesses anos. Neste livro o leitor encontrará uma série de textos pedagógicos, organizados em um primeiro “cenário” denominado “A Iniciação” e um segundo “cenário” denominado “A Especialização”. Na área da pedagogia do esporte é costumeiro utilizarmos essas denominações para determinadas fases do processo de “ensino-aprendizagem-treinamento”, porém o autor está longe de apresentar seus textos pedagógicos reforçando uma classificação estereotipada de determinadas fases do treinamento esportivo. A principal preocupação do Wilton em todos os textos é seguir uma coerência e proposta do ensino do futsal como um dos conteúdos que contribui para educar o ser humano. Para efeito didático ele subdivide o texto nos dois “cenários”.

No “cenário” da iniciação os personagens são “… as crianças, os professores, os pais, os árbitros, os dirigentes e a mídia”, os títulos de cada capítulo são suficientes para o leitor compreender o que será desenvolvido.

No “cenário” da especialização, parte dos personagens são os atletas e os técnicos, e o leitor também poderá ver do que se trata cada texto pelo seu título.

O Wilton, como um expert em futsal e como um educador, preocupa-se em sua obra em demonstrar que os professores de futsal devem ensinar mais que futsal em suas aulas. Ou melhor, ensinar futsal na infância e na adolescência demanda um conhecimento além do técnico tático deste esporte. E a sua proposta é que os professores de futsal contribuam para a construção da autonomia das crianças e dos adolescentes.

Nos textos é perceptível a contribuição do autor trazendo a teoria piagetiana para o ensino dos esportes coletivos. Wilton faz inferências com essa teoria de forma clara, o que dá às suas teses um rigor acadêmico incomum à literatura esportiva de um modo geral.

Os textos denunciam problemas/equívocos nos processos tradicionais de ensino-aprendizagem de qualquer esporte, e neste livro o futsal é utilizado como exemplo. Isso quer dizer que, apesar de a obra ser específica de futsal, a sua abordagem nos permite compreender como deve ser e, também, como não deve ser o processo de ensino-aprendizagem dos jogos coletivos esportivizados. Ao mesmo tempo, encontramos nos textos proposições interessantes para as mudanças necessárias no cotidiano das aulas de esportes ou futsal.

Encontram-se de forma explícita neste livro várias categorias da pedagogia do esporte, área de estudos recente da educação física brasileira, e, ao mesmo tempo, há a exposição dos conteúdos táticos do futsal.

A diversidade de temas específicos de esporte ou futsal tratados no livro torna-o uma leitura obrigatória para estudantes de graduação e especialização em educação física e esportes.

Campinas, março de 2004

Heloisa Helena Baldy dos Reis
Professora doutora em Educação Física

Edição

2ª ed.

Edição

2ª ed.

Sumário

Lista de gráficos, quadros e figuras

 

Prefácio
Heloisa Helena Baldy dos Reis

Introdução

Capítulo Um – A Pedagogia do Futsal na Iniciação
1. Escolinhas de futsal
2. A dimensão educacional do futsal
3. Princípios pedagógicos para ensinar futsal
4. Objetivos do futsal na infância
5. Por uma arbitragem educativa
6. Futsal aos domingos
7. Por que treinar na infância?
8. Especialização precoce no futsal
9. Futsal e a cultura infantil
10. Não basta praticar, é preciso pensar
11. Versatilidade, um novo paradigma para ensinar futsal
12. Atividades competitivas
13. Pais, futsal na infância e complexidade
14. O método de ensino
15. Jogo reduzido, reducionismo e fundo de quintal
16. Doze? Não. Menos que isso

Capítulo Dois – A Pedagogia do Futsal na Especialização
1. No centro, a excelência
2. A adolescência e o aprendizado tático
3. Tática
4. Jogo livre: a herança do jogador de futsal bem treinado
5. A lógica interna do futsal e o jogo de transição
6. Princípios do bom marcador
7. O jogo de defesa no futsal
8. Princípios do jogo de contra-ataque
9. A indução do contra-ataque
10. Os momentos do jogo de ataque no futsal
11. O jogo de “quina” no futsal
12. O futsal moderno e o perfil técnico do jogador de linha
13. O raciocínio do treino
14. O treinamento técnico
15. A pedagogia do treino e o paradigma da complexidade

Referências Bibliográficas

Sobre o Autor

Referência

SANTANA, Wilton Carlos. Futsal: apontamentos pedagógicos na iniciação e na especialização. Campinas: Autores Associados, 2004.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A