Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 1514-3465

Garrincha e o futebol: semiótica das situações de movimento do drible

Número

n. 287

Ano

2022

Volume

v. 27

Páginas

p. 28-46

Arquivos

Resumo

O artigo objetiva analisar as significações das situações de movimento de alguns dribles de Garrincha como uma prática de linguagem oriunda de uma notória contracultura da lógica técnico-tática do futebol à época. A pesquisa é descritiva, de abordagem qualitativa, do tipo documental, sob a análise da Semiótica Pragmática da Pedagogia da Corporeidade. Foram escolhidas três cenas das Copas do Mundo de 1958 e 1962, período épico do atleta que conferiu visibilidade mundial aos seus dribles. Os resultados desvelam os dribles de Garrincha como signos de um espetáculo qualitativo, peculiar e excessivo, porque existe um caráter lúdico, que provoca uma emoção sem disfarce no uso do espaço de jogo, das relações com os oponentes e do domínio da bola com a perna direita. Conclui que seus dribles oferecem uma significação nas situações de movimento do futebol, vinculada à alegria, ao improviso dos floreios e das firulas, pois Garrincha representava uma característica da cultura futebolística brasileira generalizada, a posteriori em outros jogadores: um estilo brincante, singular e exagerado dentro do jogo.

Palavras-chave: Pedagogia da corporeidade, Situação de movimento, Futebol, Drible, Garrincha

Resumo (outro idioma)

El artículo tiene como objetivo analizar los significados de las situaciones de movimiento de algunas gambetas de Garrincha como práctica de lenguaje originada en una notoria contracultura de la lógica técnico-táctica del fútbol de la época. La investigación es descriptiva, con enfoque cualitativo, de tipo documental, bajo el análisis de la Semiótica Pragmática de la Pedagogía de la Corporeidad. Se eligieron tres escenas de las Copas del Mundo de 1958 y 1962, un período épico para el futbolistas que dio visibilidad mundial a sus regates. Los resultados revelan las gambetas de Garrincha como signos de un espectáculo cualitativo, peculiar y excesivo, porque hay un carácter lúdico, que provoca una emoción no disimulada en el uso del espacio de juego, las relaciones con los adversarios y el control del balón con la pierna derecha. Se concluye que sus gambetas ofrecen un sentido en situaciones de movimiento futbolístico, ligadas a la alegría, a la improvisación de fantasías y figuras, ya que Garrincha representó una característica de la cultura futbolística brasileña generalizada, a posteriori en otros jugadores: un estilo lúdico, singular y exagerado dentro del juego.

Palabras clave: Pedagogía de la corporeidad. Situación de movimiento. Fútbol. Gambeta. Garrincha.

Abstract

This article aims to analyze the meanings of the movement situations of some of Garrincha’s dribbles, as a practice of language originated from a notorious counterculture of the technical-tactical logic of soccer at the time. The research is descriptive, with a qualitative approach, of the documentary type, under the analysis of Pragmatic Semiotics of Corporeality Pedagogy. Were chosen three scenes from the 1958 and 1962 World Cups, the athlete’s epic period, which gave world visibility to his dribbling. The results unveil Garrincha’s dribbling as signs of a qualitative, peculiar and excessive spectacle, because there is a playful feature, which provokes an emotion without disguise in the use of the game space, the relations with opponents and the control of the ball with the right leg. It concludes that his dribbles offer a meaning in football movement situations, linked to joy and to the improvisation of flourishes and frills, as Garrincha represented a characteristic of Brazilian soccer culture generalized later in other players: a playful, singular and exaggerated style within the game.

Keywords: Corporeality pedagogy. Movement situation. Soccer. Dribbling. Garrincha.

 

 

 

Referência

SOUSA-CRUZ, Rodrigo Wanderley de. Garrincha e o futebol: semiótica das situações de movimento do drible. Lecturas: Educación Física Y Deportes. Buenos Aires, v. 27, n. 287, p. 28-46, 2022.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A