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ISSN 2316-5464

Grande imprensa: valores e/ou características veiculadas por jornais brasileiros para descrever a participação da seleção brasileira de futebol na copa do mundo de 1998 da França

Periódico / Revista

Revista Knesis

Número

n. especial

Ano

2001

Faculdade/Universidade

Universidade Federal de Sergipe Campus Aracaju

Orientador(a)

Sérgio Carvalho

Páginas

p. 64-154

Arquivos

Resumo

A presente pesquisa teve por objetivo analisar os valores e/ou características veiculados através do conteúdo utilizado por jornais brasileiros para descrever a participação da seleção brasileira de futebol e seus adversários na semifinal e na final na Copa do Mundo de 1998 em França. A análise de conteúdo foi aplicada à cobertura realizada pelos jornais Folha de São Paulo (SP), O Globo (RJ) e Zero Hora (POA), nos dias 6, 7, 8, 11, 12 e 13 de julho de 1998, período em que foram disputadas a semifinal (Brasil x Holanda) e a final (Brasil x França). Definiu-se sete categorias, divididas em subcategorias. No total foram consideradas 962 unidades de análise (títulos, linhas de apoio, olho e fotografias/legendas), do gênero informativo. A discussão dos dados centrou-se nas análises quantitativa e qualitativa e na análise comparativa entre os veículos. A imprensa brasileira analisada veicula e exalta valores e características inerentes ao futebol e ao próprio povo brasileiro em época de Copa do Mundo. Exalta atletas em detrimento do grupo, explora, promove e estimula os espetáculos esportivos através do uso de linguagem/imagem emotiva e de expressões bélicas e militares para estimular a rivalidade. De modo geral caracterizou-se mais como informativa, do que educativa e/ou formativa.

Abstract

This paper had for objective to analyse the values and or features transmitted through he content used by Brazilian newspapers to describe the participation of the Brazilian football team and its opponents in both the semi-final and the final game in the World cup of 1998 in France. The content analysis approach was applied to the covering accomplished by the newspapers Folha de São Paulo (São Paulo), O Globo (Rio de Janeiro), and Zero Hora (Porto Alegre) on the 6th, 7th, 8th, llth , 12th, and 13th July, 1998, during the period of both the semi-final (Brazil x Holland) and the final (Brazil x France). Seven categories of analysis were defined which in turn were divided into subcategories. In the total 962 units of analysis of the informative genre were taken into account (headlines, subheads, leads, and photographs/captions). The discussion of the data was centred on the quantitative and qualitative aspect and a comparative analysis among the newspapers was carried out. The analysed Brazilian press transmits and highlights values and features inherent to football and to the Brazilian people themselves during the World cup time. It also highly praises single athletes in detriment of the group, and explores, promotes, and stimulates the sporting shows through the use of emotional language/images, warlike and military expressions to stimulate the rivalry. In general the content of the newspapers was characterized as being more informative than educational and or formative.

Referência

HAMMES, Marli Hatje. Grande imprensa: valores e/ou características veiculadas por jornais brasileiros para descrever a participação da seleção brasileira de futebol na copa do mundo de 1998 da França. Revista Knesis. Santa Maria, n. especial, p. 64-154, 2001.
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