O seguinte estudo procurou analisar as ideias dos alunos do Colégio SESI de Arapongas/PR sobre a relação história, futebol e política. A realização do mesmo, amparou-se nos seguintes pressupostos 1) os sujeitos, jovens estudantes de determinado grupo socioeconomico e cultural; 2) suas ideias sobre política e história, bem como as relações que fazem entre estas questões e o futebol. Para isso, nos fundamentamos no campo investigativo da Didática da História, que segundo Bergmann (1989/1990) aborda as formas de elaboração da história, em que o foco é apreender qual e como saberes históricos circulam na sociedade, que implica em pensar o passado da relação futebol e política, em suas mudanças e permanências; e na especialidade de análise Educação Histórica (LEE, 2006) que busca compreender como o conhecimento histórico se constrói em sala de aula. O estudo se utilizou da Teoria Fundamentada ou Grounded Theory (Charmaz, 2009) para a exploração de dados e análise dos resultados obtidos, por isso, desenvolveu-se através de um estudo piloto com a aplicação de questionários para estabelecer o perfil socioeconômico e cultural dos alunos inseridos no Ensino Médio e seus conhecimentos prévios sobre a temática. Posteriormente, no estudo principal, realizou-se um Grupo Focal que buscou colher dados relativos às ideias dos alunos através de debate sobre história, política e futebol, bem como a comparação crítica entre dois documentos sobre a Democracia Corinthiana, movimento liderado por jogadores de futebol do início da década de 1980 caracterizado pelas críticas ao regime civil-militar brasileiro. Como resultado, evidenciou-se nos jovens estudantes ideias históricas bem fundamentadas que promoveram interlocuções associativas de caráter crítico sobre a relação história, futebol e política, além de reconhecer a temática do futebol como possibilidade alternativa na construção dos conhecimentos históricos.
Palavras-chave: Didática da História. Política. Juventude. Futebol