Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 2237-3373

Influência da pandemia da COVID-19 nos patrocínios dos clubes da série A do campeonato brasileiro masculino de futebol

Arquivos

Resumo

Há três anos, uma pesquisa do IBOPE Repucom, a pedido da Folha de S. Paulo, analisou os patrocinadores máster dos clubes mais presentes no Campeonato Brasileiro de Futebol (Série A) de 1987 a 2018. Por meio dos acréscimos e decréscimos de setores como patrocinadores máster com o passar dos anos, o estudo concluiu que o histórico deste auxilia no entendimento da economia brasileira. Dessa forma, o presente trabalho busca entender as mudanças econômicas dos setores ao analisar as variações destes nas camisas dos clubes do Campeonato Brasileiro de Futebol (Série A), listando todos os patrocinadores de 2019 a 2021, iniciando no período pré-pandêmico em que se destaca a saída da Caixa Econômica Federal do futebol de alto rendimento até o ano em que a pandemia, em tese, muda os planejamentos empresariais desde o primeiro mês, em 2021. Alguns dos principais resultados encontrados foram o aumento do segmento de saúde, o crescimento de apostas esportivas, as variâncias no uso de patrocínio permanente e pontual, nas propriedades do uniforme, patrocínios-máster e variações. A pesquisa traz informações relevantes acerca de segmentos econômicos em crescimento dispostos a investir no mercado futebolístico e as variações observadas possuem conexão com as mudanças sociais e econômicas ocorridas nos últimos anos no país e no mundo. Mais conclusões podem ser geradas analisando os contratos, outras modalidades, outras localidades e muitas outras questões que afetam o patrocínio esportivo e as relações entre instituição e clube.

Palavras-chave: gestão do esporte. Patrocínio esportivo. Campeonato brasileiro série A.

Resumo (outro idioma)

Hace dos años, una investigación del ibope repucom, encargada por el periódico folha de s. Paulo, analizó los patrocinadores maestros del campeonato brasileiro de futebol – série a de 1987 a 2018. Al comprender las variaciones de los sectores económicos como patrocinadores maestros, el estudio concluyó que la historia de los patrocinadores maestros ayuda a comprender la economía brasileña. Este trabajo académico tiene como objetivo comprender los cambios de los sectores económicos analizando sus variaciones en los uniformes de los clubes en el campeonato brasileiro de futebol – série a. Listando todos los patrocinadores de 2019 a 2021, a partir del período prepandemia, en el que se destaca la retirada de la caixa econômica federal del fútbol profesional, hasta el año en que la pandemia cambia los planes de los clubes desde el primer mes, en 2021. Algunos de los principales resultados encontrados fueron el aumento en el sector de salud, de las empresas de apuestas deportivas, variaciones en el uso de patrocinio permanente y puntual, patrocinio maestro, propiedads en la equipación de fútbol, entre otras. La investigación recopiló información sobre sectores económicos en crecimiento dispuestos a invertir en el mercado del fútbol y los resultados analizados se vinculan con cambios de comportamiento social y económico en brasil en los últimos años. Se podría recopilar más información en próximas investigaciones analizando contratos, otros deportes, otros países y otros temas que vinculan a patrocinadores y clubes. 

Palabras Clabe: gestión deportiva. Patrocinio deportivo. Campeonato brasileiro série A.

Abstract

Two years ago, an ibope repucom research, asked by folha de s. Paulo, analyzed the master sponsors of campeonato brasileiro de futebol – série a from 1987 to 2018. By understanding the variations of economic sectors as master sponsors, the study concluded that the history of master sponsors helps in understanding the brazilian economy. This academic work aims to understand the changes of economic sectors by analyzing their variances on clubs uniforms in campeonato brasileiro de futebol – série a. Listing all the sponsors from 2019 to 2021, starting in pre-pandemic period, in which stands out the caixa econômica federal withdrawal from professional soccer, until the year in which the pandemic changes the clubs plans since the first month in 2021. Some of the main results found were the increase in health area, in betting companies and the variances in the usage of permanent or one-off sponsorships, the shirts properties, master sponsorships, between others. The research gathered information over growing economic sectors willing to invest in the football market and the analyzed results link with social and economic behavior changes in brazil in the last years. More information could be gathered in next researches by analyzing contracts, other sports, other countries and other topics linking sponsors and clubs.

Keywords: sports management. Sports sponsorship. Campeonato brasileiro série A.

Referência

SCALISE, Lorenzo Christofoli; MORAES, Ivan Furegato; MAZZEI, Leandro Carlos. Influência da pandemia da COVID-19 nos patrocínios dos clubes da série A do campeonato brasileiro masculino de futebol. Revista Intercontinental De Gestão Desportiva - RIGD. Porto, v. 14, n. 1, p. 1-23, 2024.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A