Investimento de aspectos passionais no discurso da imprensa esportiva

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ISSN 2295-0729
Dossiê Les écritures du sport - The writing(s) of sports journalism - As escritas do jornalismo esportivo

Investimento de aspectos passionais no discurso da imprensa esportiva: Promoção de intencionalidades e posicionamentos editoriais

Periódico / Revista

Sur le journalisme

Número

n. 2

Ano

2021

Volume

v. 10

Tema

Dossiê Les écritures du sport - The writing(s) of sports journalism - As escritas do jornalismo esportivo

Páginas

p. 48-61

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Resumo

O estudo parte do princípio de que é pela via de aspectos passionais que a discursivização da eliminação da Seleção brasileira na Copa do Mundo de Futebol de 2014 configura o modus operandi das instâncias jornalísticas. Sustenta-se que o futebol é enunciado e anunciado pelo jornalismo esportivo com forte presença do argumento da paixão, pois esta é intrínseca ao fazer discursivo jornalístico. Diante disso, propõe-se responder que marcas discursivas passionais e que posicionamentos editoriais são manifestados na cobertura jornalística da eliminação da Seleção brasileira na Copa do Mundo de Futebol de 2014 e que relações é possível traçar com as eliminações ocorridas na edição anterior (2010) e na edição posterior (2018). Objetiva-se mapear o investimento temático-figurativo constituinte das capas de jornais impressos e propor explicações sobre a relação que se estabelece entre capas, aspectos passionais, intencionalidades e posicionamentos editoriais. Como objeto empírico, seleciona-se capas de jornais impressos brasileiros. Considera-se que a capa de jornal avança sobre características canônicas do jornalismo tradicional e se apresenta como um elemento estratégico, identitário e promocional. Analisa-se um total de 45 exemplares. Para as análises, recorre-se ao aporte metodológico da semiótica discursiva greimasiana, utilizando-se de preceitos relativos às paixões e ao percurso gerativo de sentido. Explorando o nível discursivo, analisa-se o investimento temático-figurativo constituinte das capas. Enquanto a tematização se refere a ideias, valores, pensamentos e argumentos num plano abstrato, a figurativização estabelece a conexão entre estes e o mundo natural. Os resultados apontam para a capa como um dispositivo que atua na promoção de intencionalidades das instâncias jornalísticas. A mobilização de cenários passionais torna-se um caminho encontrado para legitimação de posicionamentos editoriais. Constantemente, exploram-se paixões dicotômicas, como aquelas de alegria e de tristeza, de proximidade e de afastamento. Constata-se a reiteração de um senso de urgência na busca pela interpretação e compreensão dos acontecimentos, que conduz a mudança repentina de posicionamento a ser apresentada de maneira natural. Por fim, os resultados indicam a necessidade de reconhecimento do potencial do sensível e dos afetos para emancipação das relações de comunicação.

Palavras-chave: Discurso. Futebol. Paixão. Jornalismo. Promocionalidade.

Resumos (outros idiomas)

Cette étude part du postulat que c’est à travers des aspects passionnels que la mise en discours médiatique de l’élimination de l’équipe nationale brésilienne à la Coupe du monde 2014 s’est opérée. Nous allons démontrer que le football est énoncé et annoncé par le journalisme sportif avec une forte présence du registre passionnel, qui est lui-même intrinsèque à cette mise en récit journalistique. Compte tenu de cela, nous proposons de montrer quelles marques discursives passionnelles et quelles positions éditoriales se manifestent dans la couverture médiatique de l’élimination de l’équipe nationale brésilienne à la Coupe du monde 2014 et quelles relations peuvent être établies avec les éliminations qui ont eu lieu lors de l’édition précédente (2010) et de l’édition suivante (2018). Cette recherche vise à cartographier l’investissement thématique-figuratif constituant les couvertures des journaux imprimés et à proposer des explications sur la relation qui s’établit entre les unes, les aspects passionnels, les intentionnalités et les positions éditoriales. Notre corpus est constitué des unes de journaux imprimés brésiliens. On considère que la Une en tant qu’objet d’étude contient les caractéristiques canoniques du journalisme traditionnel et se présente également comme un élément stratégique, identitaire et promotionnel. Au total, 45 exemplaires ont été analysés, en ayant recours à l’apport méthodologique de la sémiotique discursive greimassienne. Nous avons utilisé des préceptes relatifs au registre passionnel et au parcours génératif du sens. Au niveau discursif, l’investissement thématique-figuratif des couvertures est analysé. Alors que la thématisation fait référence à des idées, des valeurs, des pensées et des arguments à un niveau abstrait, la figurativisation établit le lien entre ceux-ci et le monde naturel. Les résultats indiquent que la Une est un dispositif qui agit dans la promotion des intentionnalités des instances journalistiques. La mobilisation de scénarios passionnels devient alors un moyen pour légitimer les positions éditoriales, à travers le recours à des passions dichotomiques, comme celles de la joie et de la tristesse, de la proximité et de l’éloignement. Cela se traduit également par la réitération d’un sentiment d’urgence dans la recherche de l’interprétation et de la compréhension des événements, ce qui conduit à présenter de façon naturelle le changement soudain de position. Enfin, les résultats indiquent la nécessité de reconnaître le potentiel du sensible et de l’affectif pour l’émancipation des relations de communication.

Mots clés : Discours ; football ; passion ; journalisme ; promotion

Abstract

This study is based on the proposition that the media discourse on the disqualification of the Brazilian national team during the 2014 World Cup is rooted in the register of passion. We demonstrate that football is stated and announced by sports journalism with a strong presence of the register of passion, which is in itself a defining quality of the journalistic storytelling. Based on this observation, the many shapes taken on by passion, from discursive marks to editorial positions, are examined in the media coverage of the disqualification of the Brazilian soccer team during the 2014 World Cup, and compared with the previous and following World Cup editions (2010 and 2018). This research aims at mapping the thematic-figurative investment present in cover pages of printed newspapers. It suggests that there is a relationships between cover pages, passion, intentionality and editorial positions. The corpus is composed of cover pages of Brazilian printed newspapers. As an object of study, cover pages are considered to represent the canonical characteristics of traditional journalism while also playing a role in commercial strategy, branding and promotion of the newspaper. A total of 45 cover pages were analyzed, based on the discursive semiotics methodology developed by Greimas. Our analysis is supported by precepts related to the register of passion and the generative trajectory of meaning in discourses. At the discursive level, the thematic and figurative investment of the cover pages are analyzed. While thematization refers to ideas, values, thoughts and arguments at an abstract level, figurativization links these to the natural world. Results demonstrate that covers page constitute devices acting as an amplifier of the intentions of journalistic institutions. Resorting to passionate scenarios then becomes a means to legitimize editorial positions. Opposing passions, such as joy and sadness, proximity and distance, are constantly explored. A sense of urgency is recurrent and underlies the interpretation of events, allowing to present the sudden changes in the editorial position as natural. Finally, results suggest the need to take into account the potentiality offered by the register of emotions and sensitivity to emancipate communication relations.

Keywords: discourse; soccer; passion; journalism; marketing.

Referência

CASAGRANDE, Magnos Cassiano. Investimento de aspectos passionais no discurso da imprensa esportiva: Promoção de intencionalidades e posicionamentos editoriais. Sur le journalisme. Brasília, v. 10, n. 2, p. 48-61, 2021.
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